
Parte 8 de uma série de 11 posts com dicas para iniciantes, acesse as postagens anteriores para conferir todas as dicas.
Texto traduzido e publicado com autorização do autor, a postagem original pode ser acessada através do link abaixo:
https://bonsaitonight.com/2016/12/27/secure-bonsai-pot/
Quando eu ouvi pela primeira vez que os bonsais são normalmente amarrados no vaso eu pensei: "Isso parece loucura - você deve estar brincando comigo!"Ao longo dos anos, eu tinha plantado centenas, se não milhares, de plantas em vasos comuns para um viveiro comercial sem amarrar nenhuma delas ao vaso. A prática soou estranha e me fez pensar que os bonsaistas estavam excessivamente preocupados com esse tipo de detalhe.No entanto, aprendi rapidamente que meu pensamento estava equivocado.Um dos motivos para isso é que as plantas de jardim tendem a ficar fixas no mesmo local depois de serem plantadas. Os Bonsai, por outro lado, são frequentemente movimentados.Nós os movemos ao longo do ano para que todos os lados da planta possam ter a mesma exposição à luz do sol. Levamos eles para um local de trabalho quando é hora de podar ou aramar. Se nós participamos de um grupo de bonsai, podemos levar nossas plantas para encontros ou exposições. Todas essas movimentações geram muitas possibilidades para o bonsai se soltar do vaso.Como os bonsais são frequentemente plantados em misturas do solo que não se compactam, é preciso pouca força para soltar um bonsai que não esteja amarrado ao vaso. Plantas grandes com poucas raízes podem se soltar até com o vento quando não estão devidamente amarradas.Mesmo quando nossas plantas não são movimentadas ou não estão expostas a ventos fortes o movimento sutil da planta no vaso pode quebrar raízes finas e estressar ou enfraquecer nosso bonsai. Antes de podermos aramar ou realizar trabalhos de madeira morta nos bonsais precisamos garantir que as nossas plantas estejam firmes em seus vasos.
Como amarrar o bonsai no vaso
Os vasos para Bonsai podem ser de diversas formas e tamanhos. Quase todos eles, no entanto, possuem furos de drenagem para que o excesso de água possa escorrer facilmente. (Se o seu vaso não tiver furos de drenagem, providenciar um ou dois tornará muito mais fácil e seguro o cultivo das suas plantas).

Algumas das formas de vasos para bonsai
Apesar da grande variedade de vasos de bonsai, geralmente podemos agrupá-los em quatro categorias com base na disposição dos furos de drenagem ou orifícios de amarração existentes.
Abaixo o passo a passo para amarrar os bonsais em seus respectivos vasos para mantê-los firmemente no lugar.
Vasos com somente um furo
Como o nome sugere, esses vasos possuem um único orifício para drenagem.

Vaso de um furo
Como há apenas um furo, todos os arames passarão por ele. Como o vaso neste exemplo é redondo, meça a circunferência do vaso para determinar o comprimento dos arames. Prepare dois arames com esse comprimento.

Medindo o arame no tamanho necessário
A medida dos arames depende mais da forma do vaso do que o número de furos nele, de modo que para futuras referências, corte os arames para amarrar plantas em vasos redondos com o comprimento do diâmetro do vaso.
O próximo passo é criar uma ancoragem para os arames. Use um arame com um diâmetro maior para fazer algo que se parece com uma cupilha.

Cupilha
A seção reta do pino precisa ser no mínimo tão longa quanto o orifício de drenagem.

Usando o orifício de drenagem para determinar o tamanho da cupilha
Os arames são então enrolados em torno da cupilha pelo menos uma volta e meia.

Arames enrolados na cupilha
Se você passar cuidadosamente as extremidades dos arames através da malha da tela de drenagem, o vaso preparado irá parecer com o vaso das fotos abaixo.

Vaso já com o arame posicionado visto de baixo

Vaso já com o arame posicionado visto de cima
Como ficaria difícil de ver os arames dentro do substrato, eu vou demonstrar a amarração do torrão de raízes utilizando um pano enrolado.

Pano enrolado para simular o torrão de raízes
Para amarrar o torrão de raízes, selecione dois arames adjacentes, puxe firmemente e depois torça os arames até que eles estejam firmemente amarrados.

Primeiros dois arames amarrados
Em seguida, junte os outros dois arames sobre o torrão de raízes, puxe firmemente e depois torça os arames até que eles estejam firmemente amarrados.

Outros dois arames amarrados
Se houver excesso de arame, remova.

Excesso de arame removido
Isso é para amarrar o bonsai em vasos de um furo. Este método não é tão seguro quanto os métodos seguintes, mas é a melhor maneira de manter uma planta no lugar quando há apenas um orifício de drenagem disponível.
Vasos de dois furos
Os vasos de dois furos possuem dois ou mais orifícios.

Vaso de dois furos
Alguns vasos podem ter um terceiro furo entre os dois orifícios mostrados acima, mas o procedimento de amarrar é o mesmo.
Comece medindo dois arames iguais à soma de dois lados maiores e um lado menor do vaso.

Medindo os arames – dois lados maiores e um lado menor
Em seguida, dobre os arames de acordo com o espaçamento dos furos de drenagem e insira-os nos furos de drenagem, mantendo os arames encaixados contra as bordas internas para evitar que a tela se mova quando os arames forem apertados.

Dobrando os arames de amarração

Vaso de dois furos pronto visto de baixo

Vaso de dois furos pronto visto de cima.
Uma vez que o torrão de raízes esteja no lugar, puxe firmemente os dois arames da frente e depois torça-os até que eles estejam firmemente amarrados.

Torrão de raízes no lugar

Após amarrar os dois arames dianteiros

Após amarrar os dois arames traseiros

Após remover o excesso de arame
O trabalho finalizado se assemelha ao trabalho finalizado do vaso de um furo,
mas o método é mais seguro, pois há dois pontos de ancoragem em vez
de um.Vasos de três furos
Os vasos de três orifícios têm pelo menos três orifícios de drenagem ou de amarração.

Vaso de três furos com três furos de amarração e um de drenagem
Como o vaso é redondo, corte 2 arames com o comprimento igual à circunferência do vaso.

Medindo o comprimento dos arames
Faça a dobra dos arames para que eles tenham a distância entre dois furos.

Alinhando os arames para orientar o local das dobras entre os furos

Arames dobrados
Em seguida, insira os fios de arames para que eles conectem os orifícios de amarração.

Vaso de três furos pronto visto de baixo

Vaso de três furos pronto visto de cima
A pergunta mais comum que surge em relação aos vasos de três furos é qual furo recebe dois arames ao invés de um. Veja como descobrir isso.
Primeiro, determine qual lado do vaso será a frente. Em seguida, determine se a planta se inclina para a esquerda ou para a direita. Se a árvore se inclinar para a direita, o orifício com dois arames deve estar à direita. Se a árvore se inclinar para a esquerda, o orifício com dois arames deve estar à esquerda. O vaso abaixo está preparado para um bonsai que se inclina para a esquerda.

Vaso com três furos preparado com o torrão de raízes
Existem duas opções para amarrar os arames em vasos de três furos. A primeira opção é amarrar cada par de arames no meio como você fez com o vaso de dois furos.
Para maior segurança - especialmente recomendado para bonsai em cascata ou semi-cascata - amarre os arames mais perto dos furos gerando uma sobra de arame maior nos lados em que a amarração está sendo realizada. Veja como é esse método:

Primeiro par de arames amarrados perto de um dos furos.

Segundo par de arames amarrados perto de outro furo.
Optar por esse método nos permite amarrar as pontas de cada par de arames para aumentar a força. Como este ponto é a amarração mais forte, é usado para suportar o peso dos galhos em cascata no lado oposto da planta.

Amarrando as pontas maiores que sobraram das amarrações anteriores

Torrão de raízes seguro - apropriado para bonsai em cascata ou semi-cascata com inclinação para a esquerda.
O método acima para vasos com três furos pode gerar alguma confusão quando
se trata de encontrar quais furos devem ter um ou dois arames. Um modo disso não acontecer é com alguma prática. Outra opção é replantar seu bonsai com ajuda de alguém mais experiente. Posso adicionar uma única dica que pode ajudar nisso:Se você tem um bonsai em cascata ou semi-cascata, você pode encontrar a posição ideal de localização no vaso para realizar a amarração, após a poda de raízes, com o torrão pronto para ser colocado no vaso. Você deve ir apoiando um dedo sobre o torrão de raízes no lado oposto ao tronco que desce em cascata até encontrar um único ponto de ancoragem que impede que a planta caia para o lado oposto e não tombe nem para a direita e nem para a esquerda. Este ponto âncora é onde você precisa fazer a ultima amarração e é oposto ao furo que tem os dois arames.
Vasos de quatro furos
Os vasos de quatro furos têm orifícios de drenagem ou de amarração em cada canto do vaso. Pode haver furos adicionais em outros locais.

Vaso de quatro furos de amarração e dois de drenagem
Como o vaso é um retângulo, meça dois arames com o comprimento de dois lados maiores do vaso e um lado menor.

Medindo o arame
Nessa fase, há algumas opções. A opção mais simples é seguir uma versão modificada do método de amarração para vasos de dois furos usando os orifícios de canto ao invés dos orifícios de drenagem no meio do vaso. Esse método pode ser bom para plantas com torrão de raízes sólidos.
Uma outra abordagem possui mais algumas etapas, mas possibilita uma amarração mais segura. A seguir o passo a passo para esse método.
Ao fazer a dobra dos arames para passar pelos furos de drenagem deixe um lado maior do que o outro.

Arames dobrados com um lado maior que o outro visto pela lateral do vaso
Ao inserir os arames nos orifícios de drenagem das bordas, passe um dos arames pelos furos do lado esquerdo e nos furos do lado direito utilize o outro arame.

Vaso com os arames já posicionados - visto por cima

Vaso com os arames já posicionados - visto por baixo
Por quais furos devem ser passados os arames mais compridos? Da mesma forma que o método de amarração para vasos de três furos, esse também depende de como a planta está inclinada.

Para este exemplo, assumiremos que a planta se inclina para a direita. Primeiro, prepare um pequeno pedaço de arame formando um anel em uma das extremidades.

Insira a ponta do arame frontal esquerdo no anel do pedaço de arame. Usaremos esse pedaço para a amarração final.

Passe o arame frontal do lado esquerdo por sobre o torrão de raízes até o arame localizado no orifício de drenagem frontal do lado direito e amarre os arames com pelo menos três torções. As torções podem ser feitas com alicate ou com as mãos mesmo.


Em seguida, passe o arame frontal do lado direito por sobre o torrão de raízes até o canto direito traseiro.

Amarre esses arames com algumas torções. Em seguida, passe o arame traseiro direito por cima do torrão de raízes até o canto traseiro esquerdo.

Amarre os arames.

É aqui que entra o pedaço de arame. Para a amarração final, junte a ponta do pedaço de arame do canto frontal esquerdo com o arame no canto traseiro esquerdo.

Esta amarração final deve ser apertada com alicates. Lembre-se de puxar primeiro para somente depois torcer os arames para o aperto final.


Do mesmo modo que a amarração em vasos de três furos, pode levar algum tempo até a pessoa se acostumar com esse método. Praticar com um bloco de madeira ou obter instruções durante um encontro ou uma aula pode ajudar. Com bastante repetições, esse método pode tornar-se natural.
Algumas perguntas comuns sobre o método de amarração para vasos de quatro furos:
Perguntas comuns sobre a amarração de bonsai no vaso:
- Se a planta tiver um forte movimento para a direita, coloque as pontas mais compridas nos furos dianteiros esquerdo e traseiro direito.
- Se a planta tiver um movimento forte para a esquerda, coloque as pontas mais compridas nos furos dianteiros direito e traseiro esquerdo.
- Se a planta não tiver um movimento forte em qualquer direção, qualquer uma das métodos acima irá funcionar.

Vaso com os arames e o torrão de raízes já posicionados
Para este exemplo, assumiremos que a planta se inclina para a direita. Primeiro, prepare um pequeno pedaço de arame formando um anel em uma das extremidades.

Pedaço de arame com anel na extremidade
Insira a ponta do arame frontal esquerdo no anel do pedaço de arame. Usaremos esse pedaço para a amarração final.

O pedaço de arame fixado no arame frontal esquerdo
Passe o arame frontal do lado esquerdo por sobre o torrão de raízes até o arame localizado no orifício de drenagem frontal do lado direito e amarre os arames com pelo menos três torções. As torções podem ser feitas com alicate ou com as mãos mesmo.

Passando o primeiro arame pelo torrão de raízes.

A primeira amarração
Em seguida, passe o arame frontal do lado direito por sobre o torrão de raízes até o canto direito traseiro.

Passando o arame do lado direito pelo torrão de raízes.
Amarre esses arames com algumas torções. Em seguida, passe o arame traseiro direito por cima do torrão de raízes até o canto traseiro esquerdo.

Passando o arame por trás do torrão de raízes.

Arames parte traseira lado esquerdo amarrados.
É aqui que entra o pedaço de arame. Para a amarração final, junte a ponta do pedaço de arame do canto frontal esquerdo com o arame no canto traseiro esquerdo.

Amarrando os arames da parte traseira e dianteira lado esquerdo.
Esta amarração final deve ser apertada com alicates. Lembre-se de puxar primeiro para somente depois torcer os arames para o aperto final.

A amarração final.

Torrão de raízes completamente amarrado.
Do mesmo modo que a amarração em vasos de três furos, pode levar algum tempo até a pessoa se acostumar com esse método. Praticar com um bloco de madeira ou obter instruções durante um encontro ou uma aula pode ajudar. Com bastante repetições, esse método pode tornar-se natural.
Algumas perguntas comuns sobre o método de amarração para vasos de quatro furos:
- Dá na mesma eu amarrar os arames no sentido anti-horário como no exemplo ou no sentido horário? Na verdade não. No entanto, se realizar o procedimento no sentido horário, as parte mais compridas dos arames devem ser invertidas (para as plantas que se inclinam para a direita, coloque as partes mais compridas nos orifícios superiores esquerdo e inferior direito e comece com o arame frontal direito).
- Tanto faz eu começar pela frente ou pela parte de trás da planta? Importa somente se a planta tiver uma forte inclinação para um dos lados. Como a amarração final é o ponto de âncoragem mais forte, tente arrumar os arames para que a amarração final esteja no lado oposto ao lado que a planta que se inclina.
Perguntas comuns sobre a amarração de bonsai no vaso:
- Eu vi vídeos onde estacas de bambu são enfiadas entre o torrão de raízes e os arames simplesmente são amarrados nas pontas das estacas, com isso a planta fica firme no vaso. Esse método funciona bem? O método da estaca de bambu pode funcionar bem quando o torrão de raízes é sólido e usa menos arame. Esse método não funciona se o torrão estiver com o substrato solto.
- Devo usar arame de cobre, de alumínio ou de aço para amarrar? Qualquer arame que não se rompa rapidamente ao ser torcido é apropiado. Costumo usar arame de alumínio, pois é mais barato do que o de cobre e é fácil de trabalhar.
- Qual o diâmetro de arame que eu deveria usar para realizar as amarrações? Isso depende do tamanho da planta e de quão forte é a inclinação da planta. Eu uso alumínio de 1,5mm ou 2mm para a maioria das plantas e 2,5mm ou 3mm - ou de aço inoxidável - para as plantas maiores.
COM O PASSAR DO TEMPO EU DEVO TROCAR O ARAME?
ResponderExcluirNão precisa porque se for de cobre não apodrece e se for de aço até apodrecer a planta já terá raizes suficiente para se manter sem a necessidade do arame..
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirNão precisa porque se for de cobre não apodrece e se for de aço até apodrecer a planta já terá raizes suficiente para se manter sem a necessidade do arame..
ResponderExcluir