Kings Bonsai

DESAFIOS NO BONSAI

Bonsai Challenges 
Texto traduzido e publicado com autorização do autor Eric Schrader, a postagem original pode ser acessada através do link abaixo:
http://www.bssf.org/articles-and-stories/bonsai-challenges/ 

Existe uma atitude errônea que prevalecente em muitas organizações de bonsai, de que a melhor maneira de se fazer as coisas é fazê-las por conta própria. Este artigo é sobre permitir que as pessoas sejam artistas de bonsai, incentivando a auto-análise.
Os clubes de bonsai são compostos de pessoas de várias idades e grupos sociais, diferentes visões políticas e diferentes habilidades. O tema comum a todos é que o interesse no bonsai os leva a se unirem para socializar, aprender, compartilhar e melhorar as plantas que possuem.
Primeiro, vamos reconhecer que todos abordam o bonsai de acordo com a sua própria perspectiva, com suas próprias restrições e com seus próprios objetivos. Enquanto o meu objetivo é propagar cem mil sementes e mudas em um viveiro onde as pessoas possam comprar material de alta qualidade, outras podem se satisfazer simplesmente com um par ou uma dúzia de árvores refinadas e bonitas. Afinal, o bonsai pode ser um esforço intensivo e quando se possui mais de algumas centenas começa a parecer um emprego.
Segundo, enquanto reflete sobre o seu objetivo como bonsaista, você pode perguntar quais são os principais desafios do bonsai e quais são as habilidades necessárias para superá-los. Fazer isso eliminaria vários anos de erros potenciais e permitiria que você se concentrasse em suas próprias forças, ao mesmo tempo em que confia nas forças das pessoas ao seu redor para preencher os vazios de informações. Sendo sincero, no mundo do bonsai, quase todo mundo possui alguma deficiência que dificulta a realização de uma tarefa específica.
No bonsai, existem três desafios principais: aspectos práticos, horticultura e estética. Vamos analisar a seguir cada um desses desafios e elaborar um plano para o desenvolvimento das habilidades necessárias ou para encontrar uma maneira alternativa de superar os obstáculos.

Quais são os desafios práticos do bonsai?

Primeiro, se você deseja um bonsai de qualidade, onde você vai conseguir isso? Se você perguntar a dez pessoas, elas poderão lhe dar dez respostas diferentes.
Segundo, você deseja melhorar o seu bonsai recém-adquirido, então é necessário replantá-lo e realizar alguma aramação para ajustar a ramificação. Onde você consegue o substrato? Onde você consegue o arame? Depois de obter o arame, como aplicar de forma eficiente e eficaz na planta? Os desafios práticos exigem que o bonsaista adicione tarefas ao seu dia e programe o tempo para concluí-las. Se você não é bom em organização e de se lembrar de realizar tarefas ou mesmo de realizar trabalhos manuais, você pode achar que os aspectos práticos do bonsai são particularmente difíceis.
Perceber que os aspectos práticos são seu próprio desafio pessoal permite que você confie nos outros para ajudá-los nessas tarefas. Se você precisar de substrato, compre a mistura pronta de um fornecedor especializado ou priorize o próximo  encontro para preparar a sua mistura de substrato. Se precisar de aramar, peça ajuda para algumas pessoas do grupo, faça um curso ou participe de um encontro em que seja possível acompanhar e praticar essa técnica.

Quais são os desafios horticulturais no bonsai?

Não se engane, se você não consegue que uma planta cresça e se desenvolva, então você não pode fazer um bonsai. Nenhuma habilidade na aramação, replantio, rega ou adubação produzirá um bonsai se a planta, que é seu foco, não estiver crescendo saudável.
Perceber que a horticultura é um desafio para você, permitirá que você procure a ajuda de outras pessoas. Suas plantas estão constantemente sem vigor? Você perde regularmente uma planta por algum motivo desconhecido? A análise de problemas horticulturais pode parecer complicado, mas geralmente se resume a analisar ativamente os inúmeros fatores que afetam o metabolismo das plantas e alterar os fatores que estão potencialmente causando algum problema. As folhas dos seus Acer estão secando? Talvez vente muito ou a temperatura é muito elevada na sua região para cultivar esse tipo de planta. As pontas do seu junípero estão ficando marrons? Talvez você esteja pinçando demais ou o substrato esteja permanecendo encharcado entre uma rega e outra. A chave para superar problemas de horticultura é a experimentação. Uma das perguntas mais frequentes é sobre que tipo de fertilizante usar, a melhor resposta para essa pergunta: o melhor fertilizante a ser usado depende das condições e hábitos locais da pessoa que o utiliza. Algumas experiências fornecerão a vivencia prática que melhorarão suas habilidades e o seu bonsai.
Com relação aos desafios horticulturais, há um grande benefício em ter várias plantas da mesma espécie. Comparar como duas ou dez árvores da mesma espécie estão crescendo permitirá diminuir a causa dos problemas.

Quais são os desafios estéticos no bonsai?

Dos três aspectos, a estética pode ser a mais difícil de ensinar e a mais difícil de explicar. Os desafios estéticos estão presentes em todos os níveis de cultivo dos bonsais, desde a planta mais básica até uma verdadeira obra-prima. O desafio é fazer com que uma planta pareça a melhor possível a qualquer momento, enquanto se planeja o crescimento futuro de uma maneira que melhore ainda mais. Para aprender estética, você precisará pelo menos observar e comparar fotos de boas árvores e, à medida que avança, também analisar os esforços de outros artistas de sucesso para ver quais técnicas eles usam. Se você pode dominar as partes práticas do bonsai, como a aramação, provavelmente também pode dominar a estética.
Se você estiver interessado em dominar a estética do bonsai, tente praticar das seguintes maneiras:
  1. Estude todas as fotos de todos os bonsais que você puder encontrar;
  2. Depois faça caminhadas (cuidadosamente selecionadas) procurando por árvores bonitas e analise a estrutura, o equilíbrio e os detalhes dessas árvores para determinar o que as torna bonitas para você;
  3. Tire fotos em suas caminhadas e estude as árvores no seu tempo livre;
  4. Pegue esse conhecimento e aplique-o a uma árvore em miniatura, enquanto percebe que a escala de uma árvore altera os caminhos práticos para obter o mesmo resultado.
Com toda essa auto-análise, esperamos que você tenha alguma perspectiva de como realizar melhor seu objetivo de ser um cultivador de bonsai bem-sucedido. Caso contrário, peça ajuda a alguém com as partes que considera mais desafiadoras e, em seguida, ofereça ajuda com as partes que achar mais fáceis. A força de uma arte viva como o bonsai vem das pessoas que compartilham seus conhecimentos e habilidades.
A maior recompensa por meus esforços em ensinar e promover o conhecimento é ver uma pessoa realmente interessada em aprender, melhorar e criar seguir em frente e tornar-se também um incentivador da arte. Para cada dúzia de pessoas que desenvolvem um interesse passageiro, uma única pessoa passa a fase de curiosidade e vive a satisfação com experiências intermináveis ​​que a recompensam exibindo uma pequena parte de seus esforços em uma exposição ou mesa de um encontro.

Bora fazer bonsai?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário