Parte 1 de uma série de 11 posts com dicas para iniciantes.
Texto traduzido e publicado com autorização do autor, a postagem original pode ser acessada através do link abaixo:
/https://bonsaitonight.com/2016/12/06/how-to-identify-appropriate-environment-for-bonsai/
Agradecimentos
Vou iniciar as postagens com informações técnicas com uma série dedicada aos iniciantes na arte do bonsai. As informações são do Blog Bonsai Tonight do autor Jonas Dupuich. Eu acompanho o trabalho dele há vários anos e sei da seriedade e dedicação do seu trabalho. Assim que entrei em contato com ele para solicitar autorização para traduzir e postar as matérias do seu blog ele se mostrou muito atencioso e concordou de imediato.
Mais uma vez deixo o meu muito obrigado Jonas!
Jonas Dupuich
Mais informações sobre o seu trabalho e perfil estão disponíveis aqui.
Jonas Dupuich
Mais informações sobre o seu trabalho e perfil estão disponíveis aqui.
I'm going to start posting the technical information on my blog with one series dedicated to beginners in the art of bonsai. The information is from the Bonsai Tonight Blog by Jonas Dupuich. I've followed his work for several years and I know the seriousness and dedication of his work.
As soon as I contacted him to request permission to translate and post the stories of his blog he was very attentive and agreed immediately.
More information about your work and personal information here
Once again, thank you Jonas!
Lista de atividades básicas para iniciantes
Como eu estive visitando diferentes clubes de bonsai este ano, eu tive a oportunidade de encontrar diferentes entusiastas que são relativamente novos no mundo do bonsai.Isto me levou a pensar sobre os tipos, técnicas e áreas de estudo que deveriam ser relevantes para alguém que está iniciando na arte do bonsai.
O que me levou a uma lista com 10 coisas para iniciantes começarem a trabalhar.
Nove são fáceis, uma é difícil. Todas as dez requerem trabalho.
A ideia é criar um ponto de partida para alguém que quer criar um bonsai bonito ou ir para um curso preparado para aprender mais. Com este conhecimento, você pode manter suas árvores saudáveis por anos.Durante as próximas semanas, eu irei comentar cada item da lista, começando com os tópicos mais básicos e progredindo para os mais técnicos.
Note que simplesmente ler estes tópicos não irá fazer suas árvores melhores.Aprender como cuidar e trabalhar nas suas árvores e então aplicar estes conhecimentos irá.
Identificando um ambiente apropriado para o seu bonsai
Na última semana um amigo perguntou se ele poderia cultivar Pinheiros Brancos em San Francisco. Era uma boa pergunta e eu não tinha uma boa resposta.Eu sei que que os Pinheiros Brancos que tem sido enxertados em Pinheiros Negros vão bem, eu sei também que somente algumas variedades de Pinheiros Brancos vão bem na área da Baia de San Francisco - possivelmente porque faltam as temperaturas frias que desencadeiam a dormência do inverno. O que eu não conheço é alguém com bastante experiência em cultivar Pinheiros Brancos em San Francisco.
Pinheiro Branco em Taisho-en
Isto levou a fazer algumas pesquisas sobre onde os pinheiros brancos crescem - em geral, no alto das montanhas onde o inverno é mais rigoroso.
Pinheiros Brancos crescendo em um afloramento rochoso no Japão
Eu também conversei e escrevi para diversas pessoas que viveram ou trabalharam com bonsai em San Francisco para ver se elas tinham experiência com esta espécie.
O resumo é que eu ouvi diversas opiniões que Pinheiros Brancos podem crescer bem em San Francisco.
O motivo de compartilhar esta história é que não importa quanto conhecimento em bonsai uma pessoa tenha, isto não é suficiente se as árvores não são apropriadas para o ambiente onde ela vive.
Como você pode determinar qual o melhor ambiente para o seu bonsai?
Aqui é onde entra a pesquisa.O mais fácil ponto de partida é checar com um amigo ou cultivador que tem experiência direta com a variedade no mesmo clima em que você vive.Clubes de bonsai locais são as fontes ideais para isso.
Pesquisas online também podem produzir ótimos resultados.Eu frequentemente consulto a Wikipidia, sites comerciais e universitários quando a pesquisa é para saber onde e como a planta cresce.Fóruns de Bonsai e outros relacionados à plantas também valem a pena consultar (ask.bonsaitonight.com/ por exemplo)
Pinheiro Branco em um workshop na Aichi-en
Se você não está familiarizado com a USDA Plant Hardiness Zone Map, agora é um bom momento para adquirir conhecimento sobre os recursos vegetais referentes a esta zonas.
Uma observação sobre as Zonas do mapa - plantas em vasos podem não ser tão resistentes quanto às mesmas espécies cultivadas no solo.Por conta dos bonsai serem cultivados em vasos, as raízes são frequentemente expostas à temperaturas mais frias que elas seriam se estivessem plantadas no solo.
Uma vez que você verificou se o ambiente é apropriado ou não para uma determinada espécie de árvore, é importante determinar a quantidade de sol ela necessita e o quanto de exposição ao vento ela pode tolerar.
A maioria das minhas coníferas crescem quase que o ano todo em pleno sol.No verão, eu uso um sombrite 30% para proteger variedades caducas como Stewartia e Acer Japonês.
Eu cheguei a este método através de anos de experiências e consultas com entusiastas locais de bonsai, mesmo assim eu ainda movimento árvores ao redor do jardim a cada ano em um esforço para prover as melhores condições para cada árvore.
Pinheiro Branco no Jardim em Daiju-en
Este é o primeiro item da lista:como identificar o ambiente apropriado para o seu bonsai.Não é um trabalho difícil,mas encontrar a resposta para esta questão pode requerer algum esforço. A maioria dos itens na lista serão similares no que diz respeito ao nível de dificuldade.
CONSIDERAÇÕES PARA O BRASIL (DE MINHA AUTORIA)
Do texto Original (Bonsai Tonight)
O texto acima foi apenas traduzido e publicado com as mesmas referências do local onde o autor vive e cultiva os seus bonsai.Deixei exatamente como estava justamente porque o
texto fala da importância do ambiente para o cultivo da planta e o
autor expõe as informações sobre o seu local de cultivo. Outro motivo
para deixar o texto com as informações daquele continente é para
destacar a importância de atentar ao que se lê e saber interpretar as
informações de forma a extrair o que o texto tem de bom e que pode ser
aplicado a realidade de cada um.
O autor do texto reside nos Estados Unidos,Hemisfério Norte. Localizado acima da zona Tropical com clima temperado e subtropical. É um país com dimensões continentais, maiores que as do Brasil, com climas polares ao Norte e Quentes ao Sul. Em sua maioria territorial tem as suas temperaturas com variações mais bruscas entre o inverno e o verão que as nossas.Isso é importantíssimo, mas tem influências locais tão ou mais importantes que somente a localização geográfica. Vou falar sobre isso abaixo.
Fóruns no Brasil: o único que tenho informação é o Atelier do Bonsai do Mário Leal que infelizmente já não é mais frequentado por pessoas experientes como outrora, com isso os iniciantes tem mais dificuldades, além dos tópicos mais antigos não terem mais as fotos devido ao local onde eram hospedados não existir mais. Ainda assim é uma boa fonte de informações. Tem o Fórum do ABC do Bonsai do Mac Donald Fernandes que está em atividade, particularmente não posso falar muito dele porque não participo. Clubes cada Estado tem o seu, dá pra pesquisar, entrar em contato para ver as datas dos encontros e participar.
Todas as informações disponíveis na internet, livros, revistas, etc são importantes e se somam para melhoria do conhecimento, mas nada, nada mesmo, substitui a prática e principalmente ter contato com pessoas com conhecimento acumulado dispostas a ajudar quem está começando sejam em encontros, exposições ou cursos presenciais.
Isto dito vamos às análises e complementos que considero importantes:
Macro Clima
Localização Geográfica
Como estamos localizados no Hemisfério Sul tudo o que lemos de informações a respeito de bonsai de países da Europa, América do Norte, China e Japão, países com maior conhecimento da arte que nós e que portanto tem muito mais informações relevantes e interessantes para nós que estamos engatinhando nesta maravilhosa arte devem ser interpretadas com cautela e sabedoria. Por exemplo, utilizando o foco do texto (Identificando um ambiente apropriado para o seu bonsai) se pensamos e temos a disponibilidade de adquirir uma planta nativa de algum destes países seja por compra de produtores locais que trouxeram e cultivam estas plantas, sites locais de venda pela internet ou até mesmo importações (o que já é muito mais complicado com as leis da Vigilância Sanitária) devemos fazer primeiramente o que recomenda o autor do texto, pesquisar sobre o local de origem da planta e as suas condições de cultivo para ver se o local onde vivemos reúne condições de cultivo da mesma.
Outro ponto que não tem a ver com a escolha do ambiente da planta, mas que vou comentar porque tem pessoas que sempre fazem confusão com isto é o seguinte: se estamos no outono aqui e lemos informações de as pessoas estão fazendo transplantes, alporques ou qualquer outro trabalho em que a planta precisa estar em plena atividade devemos ter o discernimento de que estão fazendo isso porque as estações são o oposto das nossa e não sairmos fazendo o mesmo. Ao invés disso, podemos assimilar os conhecimentos adquiridos através dessas leituras para aplicar na época correta.
Dimensões Territoriais
Como o nosso país inicia as suas fronteiras na linha do Equador e a maior parte do nosso território está localizado entre os Trópicos de Câncer e Capricórnio, na sua grande maioria territorial predomina o clima tropical. As temperaturas ficam entre 20 e 30 Graus na maioria do ano, ou seja, tem espécies que realmente não temos como cultivar porque necessitam de temperaturas baixas para entrarem em dormência, caso contrário, definham e morrem mesmo em Estados de invernos com temperaturas mais baixas como os do Sul.É o caso do Pinheiro Branco do texto, do Pinus Mugo, da Larch, Picea Spruce e tantas outras que eu particularmente adoraria ter e ver por aqui,tem bonsais lindos destas espécies, mas que definitivamente não podem ser cultivados em nosso país. Nos estados da região Norte e Nordeste que possui temperaturas mais elevadas durante todo o ano também impossibilita o cultivo de espécies como o Acer que apesar de resistir a invernos com temperaturas mais altas não resiste ao calor excessivo destes Estados impossibilitando o seu cultivo.
Estações menos definidas
Esse também é um ponto muito importante, com exceção dos estados do Sul do país , os demais Estados não possuem estações bem definidas, com meses em que se sabe que todo ano fará realmente frio ou calor. Por esse motivo é mais importante conhecer o comportamento das plantas do que se apegar as estações do Calendário. Por exemplo, veio o frio e as folhas caíram todas das plantas caducas, ou seja, as plantas entraram em dormência. Qual é a época correta para se fazer o transplante? Todos falam: "no fim do inverno/início da primavera", ou seja, se for pelo calendário seria entre o começo e o fim de setembro. Na verdade se nós observarmos a planta vamos perceber que o aumento gradativo das temperaturas provoca o inicio do inchamento das gemas onde vão sair as novas folhas ou flores, esse é o período ideal para se fazer o transplante, isso ocorre geralmente em São Paulo no fim de julho/início de agosto, cito São Paulo porque é onde eu vivo e tenho conhecimento, mas isto varia de Estado para Estado, sendo que alguns nem mesmo tem inverno. O mesmo vale para as demais estações, começaram a amarelar e cair as folhas é o outono chegando. Evidentemente que isso não pode acontecer em dezembro, se aconteceu em dezembro o motivo é outro...precisa ter bom senso também né...kkkk.
Micro Clima
Plantas com características próprias de determinadas regiões
São plantas que apesar de serem do Brasil não se desenvolvem bem em todas as regiões, a nossa querida jabuticaba, por exemplo, é uma planta que gosta de solos com mais umidade e não se adapta a climas muito secos como o do interior do Nordeste. O oposto também deve ser considerado, ou seja, cultivar plantas de clima quente em zonas mais frias. Naõ que isso seja um impeditivo de se ter alguma espécie de uma região de um extremo oposto de onde se vive dentro do nosso território, mas pode explicar o porquê a planta nunca se desenvolve tão bem como nos locais de clima adequado.
Adaptação
Tem plantas que precisam de um período de adaptação quando são compradas e levadas para outro ambiente. Isso causa uma grande preocupação, principalmente nos iniciantes na arte quando logo que comprada a planta começa a perder folhas, mas nesse caso é apenas uma questão de adaptação mesmo.
Ambientes inadequados por limitações diversas restritas àquele perímetro
São locais com incidência de sol somente por algumas horas do dia ou
somente por determinadas épocas do ano, iluminação deficiente, excesso
de vento (corredores ou andares mais elevados de apartamentos). Estes são problemas sérios que causam o subdesenvolvimento ou até mesmo a morte de muitas plantas.
Apesar
da espécie que a pessoa estar interessada ou até mesmo já cultivar ser
adequada para determinada região, se o local de cultivo não possui condições adequado para a mesma é melhor não comprar ou se já tiver trocar ou vender.Um exemplo disso são os Pinheiros Negros
que dificilmente podem ser cultivados em apartamentos porque precisam de
muitas horas de incidência de sol direto para um desenvolvimento
saudável. Apesar do imenso desejo de algumas pessoas de se ter um pinheiro ou
qualquer outra conífera é preciso ter bom senso e saber que é impossível
o cultivo destas espécies sem as condições mínimas necessárias e que as tentativas vão
ser pífias.
É preciso estar atento e escolher plantas mais resistentes, com menor necessidade de sol e luz como por exemplo os ficus, entre outras.
Ter atenção ao tipo de substrato no caso de exposição aos ventos e ar seco porque secam mais rápido.
Existem plantas que somente a mudança de um local para outro em que um não tenha exposição ao vento e novo local tenha, já é o suficiente para amarelamento e queda de uma parte das folhas, raramente chegam a morrer, mas a pessoa inexperiente já fica apavorada. É o o caso das Éricas e Serissas.
Considerações finais
Sabemos que ninguém compra o seu primeiro pré bonsai ou bonsai da mesma forma que compramos um carro ou um imóvel, ou seja, fazendo pesquisas para saber se atende as nossas expectativas entre muitos outros itens antes de comprar. Quem inicia na arte do bonsai geralmente começa comprando um desses mausai de supermercado, alguma outra planta de qualidade duvidosa em um Garden ou até mesmo em uma banca em algum parque ou feira de artesanato. Não quero dizer que em algum desses locais não possa ter algum fornecedor de material bom, mas não é o mais comum.Normalmente a pessoa começa a procurar por informações quando já comprou alguma planta e pode ser tarde demais. Pra quem já comprou só resta ver se a planta é adequada para o local de cultivo e para as próximas compras escolher a planta certa para o local disponível.
As plantas cultivadas em ambientes inadequados não morrem de um dia para o outro. Mesmo em locais onde haja falta de luz antes de morrer a planta vai apresentando sinais de que o ambiente não é propício para o seu cultivo. Se for falta de sol as folhas novas vão apresentar um coloração verde escura e serão mais compridas e mais finas que as demais. No caso de juníperos a planta todas ou mais comumente alguns galhos começam a ficarem amarronzados e vão secando gradativamente até morrerem. Em algumas espécies as folhas amarelam e caem. As plantas vão perdendo a aparência saudável, as folhas vão ficando sem brilho, mais suscetíveis a pragas e doenças mesmo sendo adubadas corretamente, com substrato drenante e PH correto, regas corretas, etc, etc.. É importante perceber que a planta começou a definhar antes de adquirir pragas ou doenças para não atribuir erroneamente a estes a causa do problema que na verdade é o ambiente onde a planta está sendo cultivada.
Pesquisar e coletar informações sobre as espécies que são adequadas para determinada região (Macro Clima ) é algo fácil atualmente com o uso da internet, amigos por redes sociais, clubes de bonsai, etc. O difícil é a pessoa saber que uma planta não está indo bem por conta do local onde a planta está na residência (Micro Clima), aí só o tempo e a experiência adquirida vão dar a base necessária, o que pode significar a perda de algumas plantas infelizmente.
É importante filtrar sempre as informações disponíveis, por exemplo, se uma pessoa fala que determinada espécie pode ser cultivada em determinada região ou local procure ver fotos ou evidências de que as plantas estão saudáveis realmente antes de ir adquirindo uma para cultivar somente com base na informação recebida. Procure saber se a fonte é confiável e sempre que possível consulte mais de uma fonte. Não que a pessoa que te passou a informação queira que a sua planta morra, mas pode ser que a pessoa não esteja atenta a todos os fatores envolvidos. Exemplo: uma pessoa do seu condomínio cultiva os bonsai dela na sacada do apartamento sem problemas, mas a sacada é voltada para uma determinada face e pega sol o dia todo ou a maior parte do dia e a sua sacada é localizada para outra face e praticamente não pega sol. Ela não mentiu na informação de que os bonsai dela são saudáveis, o problema é que ela desconhecia informações do seu local de cultivo.
Apesar do texto extenso é capaz de ter algumas particularidades que o autor original e eu tenhamos nos esquecido de relatar. Se você tiver mais alguma informação e quiser compartilhar, fique a vontade de comentar abaixo. Posso incluir estas informações posteriormente.
Abraços
Gilson Reis
Nenhum comentário:
Postar um comentário