Kings Bonsai

INICIE UM PROJETO PENSANDO NA SILHUETA DO SEU BONSAI

Texto traduzido e publicado com autorização do autor Eric Schrader, a postagem original pode ser acessada através do link abaixo:
http://www.bssf.org/articles-and-stories/start-thinking-silhouette/

Nos bonsai há tantas coisas para se preocupar - Horticultura: minha planta está crescendo bem ou está definhando em um solo antigo? Estética: como posso dar o próximo passo para melhorar minha planta? Na verdade, há tantas coisas para se preocupar que às vezes parece que você tem que desistir da perfeição para que você possa alcançar a beleza. Eu penso que uma das coisas que os novatos e até mesmo alguns profissionais experientes podem se esquecer, ou nunca realizar em primeiro lugar, é a relativa importância dos diferentes aspectos da silhueta do bonsai. Embora o nosso desejo seja ter uma planta perfeita, isso pode levar muito tempo, nesse meio tempo você pode escolher quais aspectos são mais importantes para você.
Dê um passo atrás por um momento e pense sobre o Acer japonês ou o olmo chinês em que você está trabalhando. Aqui estão algumas das coisas que você pode estar pensando:
  • Ei, isto tem um tronco muito bom, mas todos os galhos são muito pequenos;
  • Eu acho que esses entrenós são muito longos;
  • Uh-oh, existem três galhos saindo da mesma posição;
  • Caramba, se essa única parte fosse um pouco menos reta;
  • Humm ... talvez eu possa melhorar a conicidade cortando todos esses galhos e começando de novo!;
  •  Eu queria saber como conseguir fazer crescer um galho "bem aqui"!;
Todas estas são coisas válidas para pensar, mas, em vez de se preocuparem com todas elas ao mesmo tempo, pense nessa idéia: você provavelmente deve olhar suas plantas todos os dias para regar e cuidar delas, você não gostaria que elas parecessem tão boas quanto possível o tempo todo? Se você cortar o terceiro galho ou aqueles longos entrenós ou aquela parte reta você vai ter ainda menos planta para olhar. E realmente, a menos que você esteja olhando a planta sem folhas no inverno ou espiando entre os galhos, algumas dessas falhas podem ser toleradas e corrigidas ao longo do tempo com a técnica adequada. É por isso que a silhueta é o aspecto mais importante da copa da árvore. Depois de ter o tronco e os galhos principais no lugar, o desenvolvimento da copa, galhos secundários e ramificações perfeitas podem ocupar uma posição secundária para preencher a copa.
Dê uma olhada em algumas fotos de suas árvores favoritas que você viu pessoalmente (você tirou fotos, certo?). Agora, veja a importância do esboço da ramificação ou da folhagem para a representação da planta em duas dimensões: Em suma, é quase tudo. Sua primeira impressão da árvore é feita pelo contorno da copa e do caráter do tronco e nebari. Mais tarde, você pode caminhar mais perto e olhar para a ramificação para ver apenas o quão finamente foi executado, mas toda a impressão geral mais importante da árvore é formada em grande parte sem dar ênfase aos minuciosos detalhes da estrutura dos galhos. Agora dê uma olhada nas sua plantas. Percebendo que você está muito familiarizado com essas plantas, tente dar um passo atrás e esquecer os detalhes da copa; então faça estas perguntas:
  • Posso melhorar a primeira impressão desta árvore, permitindo que ela cresça para o modelo que eu tenho em mente? (Então, seletivamente galhos podem ser cortados para melhorar o refinamento)
  • Ao invés de pinçar, deixar crescer e aramar alguns galhos pode preencher algumas lacunas?
Claro, haverá árvores onde permitir que ele cresça até a silhueta desejada e cortar depois será uma técnica menos atraente: se uma planta é difícil de emitir brotações internas nos galhos mais velhos, você deve se certificar de que você tenha um crescimento interior para reduzir mais tarde. As plantas  de crescimento lento provavelmente não se beneficiarão. Preencher uma silhueta e depois refinar os galhos não funcionará sempre.Se você decidir preencher a silhueta primeiro, certifique-se de dar os passos certos que lhe permitirão continuar refinando a copa mais tarde. Talvez você tenha deixado um Acer crescer durante toda a  temporada e depois cortou-o levemente para ficar com uma perfeita folhagem de outono para uma exposição. Mais tarde, no inverno ou na primavera seguinte, você precisa tomar a decisão, às vezes difícil, de remover essas brotações de galhos mais vigorosos, de modo que no próximo ano você ainda esteja refinando ao invés de perder tempo.Então, da próxima vez que você estiver olhando seu bonsai e se perguntando se um entrenó é muito longo, pare e avalie se esse é o detalhe é mais importante para você nesse momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário