https://bonsaitonight.com/2016/07/22/decandling-black-pine-bonsai-overview/
Métodos para corte do crescimento primaveril
Existem muitas maneiras de realizar Mekiri em pinheiros Vermelhos e Negros. Eu não acredito que algumas técnicas sejam melhores ou piores do que outras. Eu tenho visto muitas técnicas sendo utilizadas com excelentes resultados por profissionais e amadores. Cada técnica tem seus benefícios e também as suas desvantagens. Eu costumo usar algumas abordagens durante uma determinada temporada, dependendo das necessidades da planta e do meu tempo disponível.
Método de um único dia
Uma distinção simples entre as técnicas de Meriki pode ser feita com base no número de dias necessários para completar a remoção do crescimento primaveril em uma determinada estação de crescimento. A abordagem mais eficiente é remover todos os crescimentos em um determinado dia. A abordagem de um dia é apropriada para a maioria dos pinheiros que passam por esse procedimento regularmente e faz mais sentido quando o tempo é limitado. Os profissionais que realizam o procedimento na casa dos clientes, por exemplo, muitas vezes adotam essa abordagem quando as visitas de retorno à casa de um cliente não são viáveis. A remoção de todos os crescimentos de uma planta em um único dia dá aos novos brotos de verão uma quantidade de tempo igual para se desenvolverem. Assim, o ato básico de remover o crescimento primaveril tem pouco efeito no sentido de equilibrar as áreas fracas e fortes da planta. As duas técnicas mais comuns para equilibrar o vigor ao remover todos os crescimentos de uma planta em um determinado dia são pinçar as agulhas e deixar um pouco do crescimento não lignificado. Para que essas técnicas funcionem corretamente, é preciso identificar as áreas fortes e fracas da planta. Em geral, os galhos superiores são mais fortes do que os galhos inferiores, e os galhos exteriores são mais fortes que os galhos interiores, mas o indicador de vigor mais óbvio é o tamanho do crescimento da primavera.
Crescimentos Pequeno, Médio e Grande.
Reduzir o vigor em áreas mais fortes pode ajudar a equilibrar o vigor geral da árvore. Ao adotar a abordagem da remoção de agulhas significa que
deixamos menos agulhas em áreas fortes e mais agulhas em áreas fracas.- Áreas fortes - deixe 3-7 pares
- Áreas médias - deixe 5-9 pares
- Áreas fracas - deixe 7-12 pares
A abordagem da região não lignificada ("talos") é semelhante. Nós deixamos "talos" mais longos em áreas fortes e "talos" mais curtos em áreas fracas.
- Áreas fortes - deixe o "talo" longo
- Áreas médias - deixe o "talo" médio
- Áreas fracas - deixe o "talo" bem curto
Método de vários dias
Quando o crescimento em um pinheiro está desbalanceado, alguns brotos são muito fortes, enquanto outros são bastante fracos, muitas vezes é melhor realizar o Mekiri durante o decorrer de algumas semanas, removendo grupos de crescimento de primavera a cada 10~14 dias. Começamos removendo os crescimentos mais fracos para dar aos brotos de verão nesses galhos mais tempo para se desenvolverem. Depois de dividir uma planta em grupos relativos de vigor, podemos realizar o procedimento da seguinte forma:
- Remova todos os pequenos crescimentos;
- Espere 10 dias;
- Remova todos os crescimentos médios;
- Espere 10 dias;
- Remova todos os crescimentos grandes.
Na prática, isso deve parecer o seguinte.
Dia zero – antes do Mekiri
Dia zero – após a remoção dos crescimentos pequenos.
Dia 10 – após a remoção dos crescimentos médios.
Dia 20 – após a remoção dos crescimentos grandes.
Colocando tudo junto
O corte do crescimento primaveril pode se tornar interessante quando começamos a combinar as técnicas. Por exemplo, depois de remover todos os crescimentos primaveril do pinheiro acima, pincei as agulhas das áreas fortes para reduzir ainda mais seu vigor.
Dia 20 – após a pinçagem das agulhas nos galhos mais fortes
Como uma alternativa para pinçagem das agulhas eu poderia ter deixado "talos" maiores nas áreas fortes, ou eu poderia combinar as três abordagens. Em suma, podemos combinar diferentes abordagens para realizar o corte primaveril dos bonsais de pinheiros vermelhos e negros.Considerando o número de opções que isso nos propicia, pode ser difícil saber por onde começar. A experiência é o nosso melhor guia nesse sentido, mas como a contratação de um profissional para trabalhar no nosso bonsai ou levar nossas plantas para um local especializado com um professor experiente nem sempre é uma opção, podemos testar essas opções sozinho, o que também é bom. Começar de modo simples com o melhor palpite, sem misturar técnicas e aprendendo com os resultados é uma ótima maneira de aprender como as nossas plantas respondem ao Mekiri.
Nenhum comentário:
Postar um comentário