Kings Bonsai

ESCOLHENDO MATERIAL PARA BONSAI - PARTE 5

 

Texto traduzido e publicado com autorização do autor Jonas Dupuich, a postagem original no seu blog Bonsai Tonight pode ser acessada através do link abaixo:



https://bonsaitonight.com/2017/05/02/identifying-suitable-bonsai-material-part-5/

Ao longo dos últimos posts analisamos porque comprar plantas em diferentes estágios de desenvolvimento oferecem oportunidades para aprender diferentes conjuntos de habilidades. O mesmo vale para os bonsais maduros também. As árvores que estão perto de estarem prontas para serem expostas podem nos ajudar a resolver questões como:

  • Consigo controlar o vigor? 
  • Consigo fazer trabalhos de manutenção? 
  • Consigo reduzir para manter a silhueta? 
  • Consigo preparar a planta para expor? 
  • Consigo selecionar um vaso para exibição? 
  • Consigo criar uma display para expor? 
Essas perguntas assumem peso extra para árvores bem desenvolvidas, pois essas tarefas geralmente não mudam significativamente ao longo do tempo. Começar mais cedo oferece oportunidades para desenvolver bem as plantas e mantê-las uma vez que atingiram a maturidade como bonsai. Para plantas que já estão estabelecidas algumas formas de manutenção e incrementar melhorias é o foco a cada ano. Como o trabalho de manutenção pode levar muito tempo, penso duas vezes sobre quantas árvores de uma determinada variedade eu tenho e o quanto eu gosto de fazer trabalhos de manutenção para uma determinada espécie. Juniperos requerem podas anuais para manter a silhueta e tratamentos regulares da madeira morta. Árvores de folhas caducas exigem replantio relativamente frequente e podas periódicas. 
Algumas tarefas como a desfolha dos Aceres Japoneses ou a poda do crescimento primaveril (mekiri) de pinheiros devem ocorrer dentro de um intervalo de 1~2 semanas em determinado mês para obtenção dos melhores resultados. Se eu souber que geralmente não estou disponível ou mesmo ocupado durante certas épocas do ano, isso pode afetar a quantidade de plantas de uma dada variedade que posso adicionar à minha coleção. O Junípero abaixo é um bom exemplo de uma árvore madura que precisa de uma quantidade substancial de trabalho. A árvore é saudável e a copa está cheia, um pouco cheia demais. Em pouco tempo, a árvore precisará de uma redução substancial da folhagem interna e uma seleção da ramificação para balancear a silhueta com o tronco.


Junípero Procumbens - frente


Lado Direito


Traseira


Lado Esquerdo

Ponto onde a veia viva entra no solo, existem boas raízes superficiais.

Detalhe do tronco e das raízes superficiais

A madeira morta desce até a linha do solo do outro lado do tronco. Ao longo do tempo, a madeira morta favorecerá o crescimento de musgos, aquele crescimento verde que aparece quando a madeira permanece molhada. Para preservar o madeira morta é preciso remover os musgos com uma escova ou retirá-lo com um removedor apropriado e tratar novamente a madeira morta com lime sulfur.

Madeira morta no tronco


Os galhos mortos precisam de limpeza periódica também.

Olhando para a copa é fácil ver que muito pouca luz pode atravessar a folhagem. A árvore precisará de um refinamento da folhagem para manter a silhueta desejada. 

A densidade atual da ramificação é muito alta, é hora de refinar!
 
Além de todas as considerações que podemos analisar para ver se adicionamos ou não uma árvore às nossas coleções, o fator mais importante permanece em como uma determinada árvore nos faz sentir. Se uma árvore nos faz sentir bem, é provável que vamos nos sentir bem em trabalhar com ela. S
e algo mudar ao longo do tempo e tornar essa planta uma parte menos atraente da nossa coleção, pode ser que a árvore seja perfeita para a coleção de outra pessoa.

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