Kings Bonsai

JUNÍPEROS - SELEÇÃO DE MATERIAL PARA BONSAI




Material Selection

Texto traduzido e publicado com autorização do autor Eric Schrader , a postagem original no site Phutu pode ser acessada através do link abaixo:
http://www.phutu.com/material-selection/

A seleção de material para trabalhar como bonsai é a primeira tarefa de um artista de bonsai, é igualmente importante a qualquer outra tarefa, ou talvez ainda mais importante. A seleção inicial do material determinará e muito o potencial máximo de qualidade no produto final. Sem um bom material para começar você gastará muitos anos nos estágios de desenvolvimento ou nunca alcançará um alto nível com seu bonsai. 
Desenvolver um bonsai de junípero a partir de um material bruto é um bom exemplo de cultivo de bonsai. Embora o trabalho de cultivo seja diferente para diferentes tipos de plantas, os juníperos são uma das espécies clássicas e mais conhecidas, são particularmente adequados para iniciantes e podem ajudar os alunos a entender o ciclo de desenvolvimento do início ao fim.

As características que você deve procurar em exemplar de junípero são simples o suficiente para enumerar e se sobressair, pelo menos parcialmente, a muitas outras espécies:

1. Proporções do tronco - Você precisa de um tronco que tenha um calibre grosso  em comparação com a altura para fazer uma boa composição;

2. Movimento do tronco - Para a maioria dos juníperos quanto mais movimento melhor. Se você procurar nas fotos antigas antigos da maior exposição de bonsai conhecida - Kokufu, verá que os juníperos chineses (shimpaku) são normalmente muito sinuosos e com bastante movimento. Os juníperos de agulha geralmente têm os troncos mais eretos com movimentos menos drásticos.

3. Tronco retorcido - particularmente para junípero chinês e juníperos nativos dos Estados Unidos, uma torção no tronco faz a diferença entre uma composição comum e uma muito interessante. Mesmo que você não queira um parecido com um poste de barbearia, você quer pelo menos algumas reviravoltas suaves que atraiam a atenção dos olhos.

4. Madeira morta e veia viva no tronco - o contraste entre a madeira morta e a veia viva em um junípero pode ser bastante dramático. Procure um tronco que já tenha alguma idade e seja irregular na seção transversal.

Observou que todas essas características são somente do tronco? Não há mais nada para se preocupar durante a sua seleção de material bruto de junípero porque todo o resto é possível de ser trabalhado. O nebari é considerado um acessório e não uma necessidade. Quaisquer problemas de ramificação podem ser corrigidos com enxerto, aramação ou ambos.
 
Is this a good piece of material?   It's got some movement, some deadwood, some taper.    But ultimately it's somewhat lackluster.   There is little in the way of age showing in the composition and the proportions are off.    Note the grafts that will be used to make this a much smaller tree. 
Isso é um bom material para início? Tem algum movimento, alguma madeira morta, alguma conicidade. Mas no final das contas é pouco atrativa. O conjunto apresenta muito pouco em termos de idade e falta proporção entre o tronco e a altura da planta. Observe os enxertos que serão usados para tornar essa planta muito menor.

Is this a good juniper to work on?   It's got some movement, some deadwood, but there isn't much of a twist, and the taper isn't so great.    It could still be a good tree with the right work.
Isso é um bom junípero para trabalhar? Tem algum movimento, um pouco de madeira morta, mas não há muita torção e a conicidade não é tão boa. Ainda pode ser uma boa planta com os trabalhos certos.


Twisty and crazy, this is a great little juniper trunk.   Notice that it's already been grafted?
Retorcido e louco, este é um ótimo tronco de um junípero pequeno. Observou que já foi enxertado?

A nice small Rocky Mountain Juniper trunk with a nice ribbon shape and some good deadwood.
Um excelente tronco de um pequeno junípero Rocky Mountain, com uma gracioso forma de fita e com algumas madeira mortas muito boas. Esta é uma ótima planta para se trabalhar.

Mas e se você quiser cultivar seu próprio tronco? Há alguns juníperos realmente bons por aí que foram cultivados a partir do zero ou cultivados no solo. Mas, quase sempre, você levará muito mais tempo para desenvolver uma planta a partir do zero do que de a partir de um tronco já formado. Também é preciso muito mais habilidade para formar um material com um conjunto de boas características a partir do zero do que adequar um bom tronco à sua visão.Como os juníperos de yamadori tendem a ser mais antigos e maiores, normalmente são melhores para uso como bonsais médios ou grandes. O material cultivado em viveiro será na maioria das vezes melhor para bonsais pequenos.Seja um material de viveiro de qualidade ou um tronco de junípero procedente de yamadori tenha isso tudo em mente ao selecionar o material. Seja seletivo, procure atrativos incomuns e tente fazer algo diferente.

Que características promissoras eu vi na planta abaixo? Apenas uma curva suave delicada, um pouco de conicidade e um aparente torção no tronco. Não havia uma boa ramificação, nenhum grande nebari, nenhuma veia viva polida contrastando com madeira morta esbranquiçada. O que você consegue fazer a partir desse ponto é o que transforma o seu material e começa a torná-lo um bonsai.
A raw but obviously fantastic piece of collected material.     You'd be crazy not to want to work on a tree like this.
Um material bruto mas obviamente um fantástico espécime procedente de yamadori. Só se você fosse louco para não querer trabalhar em uma planta como essa.

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