Texto traduzido e publicado com autorização do autor Eric Schrader , a postagem original no site Phutu pode ser acessada através do link abaixo:
http://www.phutu.com/material-selection/
A seleção de material para trabalhar como bonsai é a primeira tarefa de um artista de bonsai, é igualmente importante a qualquer outra tarefa, ou talvez ainda mais importante. A seleção inicial do material determinará e muito o potencial máximo de qualidade no produto final. Sem
um bom material para começar você gastará muitos anos nos estágios de
desenvolvimento ou nunca alcançará um alto nível com seu bonsai.
Desenvolver um bonsai de junípero a partir de um material bruto é um bom exemplo de cultivo de bonsai. Embora
o trabalho de cultivo seja diferente para diferentes tipos de plantas, os juníperos
são uma das espécies clássicas e mais conhecidas, são
particularmente adequados para iniciantes e podem ajudar os alunos a
entender o ciclo de desenvolvimento do início ao fim.
As características que você deve procurar em exemplar de junípero são simples o suficiente
para enumerar e se sobressair, pelo menos parcialmente, a muitas outras
espécies:
1. Proporções do tronco - Você precisa de um tronco que tenha um calibre grosso em
comparação com a altura para fazer uma boa composição;
2. Movimento do tronco - Para a maioria dos juníperos quanto mais movimento melhor. Se
você procurar nas fotos antigas antigos da maior exposição de bonsai conhecida - Kokufu, verá que os juníperos
chineses (shimpaku) são normalmente muito sinuosos e com bastante movimento. Os juníperos de agulha geralmente têm os troncos mais eretos com movimentos menos drásticos.
3.
Tronco retorcido - particularmente para junípero chinês e juníperos nativos dos
Estados Unidos, uma torção no tronco faz a diferença entre uma
composição comum e uma muito interessante. Mesmo que
você não queira um parecido com um poste de barbearia, você quer pelo menos algumas
reviravoltas suaves que atraiam a atenção dos olhos.
4. Madeira morta e veia viva no tronco - o contraste entre a madeira morta
e a veia viva em um junípero pode ser bastante dramático. Procure um tronco que já tenha alguma idade e seja irregular na seção transversal.
Observou que todas essas características são somente do tronco? Não há mais nada para se preocupar durante a sua seleção de material bruto de junípero porque todo o resto é possível de ser trabalhado. O nebari é considerado um acessório e não uma necessidade. Quaisquer problemas de ramificação podem ser corrigidos com enxerto, aramação ou ambos.
Isso é um bom material para início? Tem algum movimento, alguma madeira morta, alguma conicidade. Mas no final das contas é pouco atrativa. O conjunto apresenta muito pouco em termos de idade e falta proporção entre o tronco e a altura da planta. Observe os enxertos que serão usados para tornar essa planta muito menor.
Um excelente tronco de um pequeno junípero Rocky Mountain, com uma gracioso forma de fita e com algumas madeira mortas muito boas. Esta é uma ótima planta para se trabalhar.
Mas e se você quiser cultivar seu próprio tronco? Há alguns juníperos realmente bons por aí que foram cultivados a partir do zero ou cultivados no solo. Mas, quase sempre, você levará muito mais tempo para desenvolver uma planta a partir do zero do que de a partir de um tronco já formado. Também é preciso muito mais habilidade para formar um material com um conjunto de boas características a partir do zero do que adequar um bom tronco à sua visão.Como os juníperos de yamadori tendem a ser mais antigos e maiores, normalmente são melhores para uso como bonsais médios ou grandes. O material cultivado em viveiro será na maioria das vezes melhor para bonsais pequenos.Seja um material de viveiro de qualidade ou um tronco de junípero procedente de yamadori tenha isso tudo em mente ao selecionar o material. Seja seletivo, procure atrativos incomuns e tente fazer algo diferente.
Que características promissoras eu vi na planta abaixo? Apenas uma curva suave delicada, um pouco de conicidade e um aparente torção no tronco. Não havia uma boa ramificação, nenhum grande nebari, nenhuma veia viva polida contrastando com madeira morta esbranquiçada. O que você consegue fazer a partir desse ponto é o que transforma o seu material e começa a torná-lo um bonsai.
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