Detalhes de como a planta era no momento da coleta do yamadori podem ser visto através da postagem yamadori cabeça de gorila.
Essa era a aparência da planta em abril/17.
Foto tirada das flores no encontro de junho/17.
Detalhe das flores (menores), a parte mais bonita na verdade são folhas que adquirem a coloração vermelho intenso.
Segue fotos detalhadas do procedimento realizado no final de junho, realizei primeiro uma marcação do local onde seriam realizados os cortes.

Como eu pretendia tentar salvar a parte da cabeça de gorila para formar outra planta fiz o trabalho com um formão. Parte da frente.
Parte traseira.
Então aconteceu o que não se esperava, a parte superior do galho principal se soltou. Pela foto é possível perceber que na verdade era apenas um galho que se cruzou por cima do outro e subiu, ele ficava junto do outro de maneira que não era possível perceber que se tratava de outro galho sobreposto.
Parte que se soltou, a região mais escura na base era a parte que ficava apoiada no tronco.
Nessa foto tirada alguns meses antes do procedimento é possível ver que o galho mais alto do lado esquerdo era a região antes de se romper e soltar. Era o ápice da planta.
Eu fiquei com a boca aberta, a cara de bobo e a sensação de ter acabado com o meu projeto. Mas como não adianta chorar pelo leite derramado o jeito foi estudar o que tinha ficado e dar um jeito.
O local do estrago.
Vista lateral
Vista lateral após a retirada de madeira para retirada do excesso de madeira que formava a conicidade invertida.
Corte visto de frente. Esse local vai precisar ser trabalhado com retífica posteriormente para dar uma aparência mais natural.
Resultado provisório.
Lateral direita e agora candidata a nova frente. Vou decidir isso depois.
Fixei as duas partes que formavam a cabeça de gorila para plantar.
Após plantada em um vaso de recuperação.
Vou postar a evolução da planta conforme for realizando os trabalhos de formação de galhos e copa, mas já adianto que a parte da cabeça de gorila que eu tentei salvar foi a óbito infelizmente.
A planta principal continua firme e forte.Eu acabei perdendo praticamente todos os galhos novos das primeiras brotações porque os brotos novos vão definhando, secando e acabam morrendo com o tempo. Percebi que é necessário deixar os brotos ficarem "lenhosos" para realizar a poda e eles emitirem novas brotações. Por conta disso vai ser um trabalho demorado e que vai exigir muita paciência, mas isso é justamente o que se espera de um bonsaísta não é mesmo?
Parabéns pelas fantásticas postagens
ResponderExcluirValeu Marcos! Estou tentando divulgar o que sempre vejo pelos sites mundo afora e também as minhas experiências. Fico feliz que esteja gostando!
ExcluirAbraços