Vou mostrar um yamadori de um exemplar de Poinsétia realizado em novembro/2016. Nunca vi um exemplar deste como bonsai. Essa planta não apresenta madeira lenhosa quando nova, somente quando são muito velhos como é o caso deste. Baseado no diâmetro do tronco acredito que tenha mais de 20 anos.
Em casa logo após a retirada do solo ainda dentro do saco que protegia o torrão de raízes.
Realizei uma poda nas raízes mais grossas que não servem para alimentar a planta, somente para sustentação da planta no solo, o que não será mais necessário visto que a altura da planta foi reduzida de aproximadamente 3 metros para cerca de 80cm.
Após plantada em um vaso de recuperação. A enorme massa de madeira na parte superior forma o que parece uma cabeça de gorila. Esta será a provável frente.
Parte traseira. Por este ângulo a enorme conicidade invertida parece maior ainda.
Lateral direita.
Lateral esquerda. Todos os galhos serão podados mais curtos posteriormente. Deixei inicialmente maiores porque não conheço a espécie e não quero correr o risco de perda de galhos por recuo de seiva, se esta for uma característica da espécie.
A maioria das raízes grossas estão fundidas na base.
Na metade de Dezembro a brotação se iniciou. resolvi podar o galho que subia reto na frente do tronco principal.
Após a poda do galho fica mais evidente o formato da cabeça de gorila.
No início de janeiro as brotações estão fortes, mas os entrenós são muito longos.
Apesar dos brotos estarem muito tenros e serem extremamente quebradiços junto ao tronco quando forçados para baixo, resolvi podar alguns para que não cresçam muito e ver se ficam com os entrenós mais curtos. Apesar de serem quebradiços junto ao tronco eles são muito flexíveis, realizei a tração com muito cuidado e apoiando o dedo na base do galho para evitar o rompimento.
Resultado das primeiras intervenções. Próximo passo aguardar a recuperação para novas intervenções.
Nenhum comentário:
Postar um comentário