Kings Bonsai

MEKIRI - CORTE DO CRESCIMENTO EM PINHEIROS - PARTE 4 - A ÉPOCA ADEQUADA E O TAMANHO DA PLANTA

Decandling
Texto traduzido e publicado com autorização do autor Jonas Dupuich, a postagem original no seu blog Bonsai Tonight pode ser acessada através do link abaixo:
https://bonsaitonight.com/2016/07/22/decandling-black-pine-bonsai-overview/ 

*considerações de minha autoria que achei importante para um melhor  entendimento do assunto.

Dependendo da nossa abordagem, podemos cortar todos os novos brotos de uma planta em um único dia ou dividir o processo ao longo de algumas semanas (falaremos mais sobre isso mais à frente em outra postagem). Este período de tempo é definido primeiro pelo clima.


Clima


Em geral, cortar mais cedo nas latitudes do sul ou climas mais frios e posteriormente em latitudes mais ao norte ou lugares com climas mais quentes. Estamos levando em conta a nossa localização - Brasil - Hemisfério Sul, pra quem mora no hemisfério Norte a ordem se inverte, ou seja, primeiro latitudes Norte e posteriormente latitudes Sul. 


*No caso do Brasil o processo normalmente é realizado entre o início de janeiro e o fim de fevereiro, variando de acordo com a região e o resultado pretendido.
 
Se você não tem certeza por onde começar, procure ajuda de um bonsaista experiente em sua área e, se possível, peça para ver as suas plantas para ter uma idéia de como os pinheiros respondem ao corte do crescimento em sua área.


* considerando que já foram observados os procedimentos de adubação, saúde da planta, fase de desenvolvimento, o padrão visual de um pinheiro na época ideal para o corte do crescimento primaveril deve ter as velas já completamente alongadas, agulhas já abertas e totalmente crescidas, ou seja, já atingiu o pico de crescimento. Novos crescimentos agora somente de novas gemas e velas que irão se desenvolver.


Tamanho da planta

A decisão de quando realizar o Mekiri também depende do tamanho da planta. Quanto mais tempo os brotos de verão tem para se desenvolverem, mais compridas as agulhas novas se tornarão. Dito de outra forma, se fizermos o procedimento mais cedo os novos brotos terão mais tempo para se desenvolverem do que os brotos cortados algumas semanas depois. 
Sea of pine candles
Folhagem de um pinheiro negro

Em geral, tentamos desenvolver agulhas maiores em árvores grandes e agulhas pequenas em árvores pequenas. Agulhas muito pequenas em um pinheiro grande dariam uma aparência não muito natural - parecido mais como um pinheiro branco - e pode fazer-nos pensar sobre uma saúde da planta. Agulhas grandes em uma planta pequena, dão uma aparência obscura, desorganizada e dificulta a definição dos patamares nos galhos. Desenvolver agulhas proporcionais ao tamanho geral da planta produz resultados visuais mais prazerosos.Ao realizar o Mekiri em plantas grandes no início da temporada, nós damos aos brotos de verão tempo adequado para o desenvolvimento de agulhas proporcionalmente mais longas. Do mesmo modo que ao realizarmos o procedimento em plantas menores mais tarde nós damos aos brotos de verão menos tempo para desenvolvimento, produzindo agulhas mais curtas.
Você acabou de assimilar um dos mais importantes da conceitos do Mekiri. Pode parecer exagero fazer distinções tão pequenas como algumas semanas antes ou depois, mas os pinheiros respondem bem a estes ajustes sutis e é com estas sutilezas que alguns dos mais bonitos bonsais de pinheiro foram criados e por meio dos quais alguns dos melhores bonsai de pinus do futuro serão criados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário