Kings Bonsai

FORMAÇÃO DE RAÍZES EXPOSTAS EM PINHEIROS -PARTE 1

Exposed Root pine #1
Texto traduzido e publicado com autorização do autor Eric Schrader , a postagem original no site PHUTU pode ser acessada através do link abaixo: 
http://www.phutu.com/exposed-root-pine-1/

Em fevereiro de 2006 eu plantei uma centena de sementes de pinheiro negro japonês com a intenção de formar bonsais.

Eu já havia iniciado um lote de pinheiros Knobcone na Primavera anterior, mas todos eles acabaram morrendo de cancro de pinheiro no primeiro ano, aparentemente todos os pinheiros do meu bairro foram infectados e o local onde cortei a raiz da muda permitiu que o fungo entrasse e matasse as mudas. Após algumas considerações sobre os problemas com os pinheiros decidi contrariar as minhas tendências de “apenas nativas” ou talvez “principalmente nativas” e iniciar um lote de pinheiros negros, uma das mais comprovadas de todas as espécies para bonsai.

As técnicas para mudas de pinheiro estão aparentemente bem documentadas na revista Bonsai Today # 20. Eu sugeriria que qualquer pessoa interessada no assunto pegasse uma cópia do artigo ou conferisse a reimpressão da matéria no livro Stone Lantern "Pines". Além do artigo original sobre mudas de pinus, há um segundo artigo na mesma edição (que não foi publicado no livro Stone Lantern) que aborda a formação de árvores com raízes expostas a partir de pequenas mudas.

Embora eu não tivesse nenhuma vontade de começar nada de semente, tenho que dar crédito a Boon por me incentivar a fazer isso. Eu tinha alguns pinheiros negros mais velhos que eu levei para um encontro e Boon olhou para eles e disse algo assim “Eles nunca serão plantas boas, você deve começar algumas árvores a partir de sementes. Em dez anos você terá boas árvores. Em 10 anos esta árvore ainda será ruim. ”Então, obrigado Boon, você estava certo!

Eu tenho mostrado alguns dos meus pinheiros em posts em vários fóruns de bonsai na internet, mas agora eu vou registrar cada um deles com o máximo de detalhes que eu consiga iniciando com esta árvore que eu irei chamar de "Raízes Expostas por falta de um idéia melhor.
Exposed Root Pine #1
Pinheiro raízes expostas # 1. A muda tem 3 anos de idade e foi plantada em um grande cilindro plástico para uma temporada de crescimento. Isto é mais ou menos o que eu estou imaginando ser a parte de trás da árvore como está hoje.
 

Exposed Root Pine #1
Pinheiro raízes expostas # 1. Uma aproximação do que eu estou chamando de frente atual. Quando comecei a expor as raízes a árvore começou a se inclinar lentamente para a esquerda.
 

Fast forward to February of 2012.    The tree had been repotted from the original colander into a round colander and then into a large pond basket.  During the first couple years after the roots were exposed the tree slowly fell to the left until the sacrifice branch was resting on the edge of the colander.    The effect of this can be seen in the roots: on the left they are scrunched up a little while on the right they are stretched into straighter lines.
Um salto no tempo até fevereiro de 2012. A árvore tinha sido replantada do escorredor original para um escorredor redondo e, em seguida, para um cesto grande com furos. Durante os primeiros dois anos depois que as raízes foram expostas a árvore tombou lentamente para a esquerda até que o galho de sacrifício estivesse apoiado na borda do cesto. O efeito disso pode ser visto nas raízes: à esquerda, elas estão um pouco prensadas, à direita, elas estão esticadas em linhas mais retas.

Na foto de fevereiro de 2012 é interessante notar que o que originalmente foi planejado como ápice da árvore acabou ficando na horizontal e depois voltando a subir. Eu tinha escolhido um novo líder para ser o eventual ápice antes de tirar a foto e selecionei um galho que estava à esquerda na base do galho de sacrifício como o galho chave direcionando para a esquerda. O fluxo da árvore será fortemente para a esquerda de modo que a ramificação eventualmente precisa refletir isso.
 

November 2013
 Novembro de 2013 - Nessa foto a árvore estava quase toda transformada, em apenas duas estações de cultivo passou de uma muda padrão para algo realmente interessante. As raízes ficaram grossas o suficiente e começaram a fundir-se para formar um tronco inferior que afunila rapidamente saindo de  mais de 15cm de diâmetro para apenas alguns centímetros perto do primeiro galho.


A bench full of lanky teenage-looking pine trees in July 2013.
 Uma bancada cheia de pinheiros com raízes expostas em julho de 2013.

Um adendo sobre a minha vida: mudei-me com todas as minhas plantas em 2010 de San Francisco para Thousand Oaks. Eu me tornei bastante ocupado e tive que gastar o meu tempo disponível apenas regando e adubando as plantas, com pouco tempo para realmente trabalhar nelas. Então, em dezembro de 2012, mudei de volta para São Francisco. Enquanto eu morava em SoCal muitas das minhas plantas não cresceram bem, mas os pinheiros se desenvolveram muito bem. Bem o suficiente para que no momento em que eu voltei não conseguir cuidar adequadamente daquele monte de pinheiros esguios com aparência juvenil no meu quintal na cidade. Eu terceirizei os cuidados do dia a dia para um amigo ao leste da  baía que tem muito mais espaço do que eu.

De volta a esta planta, de dezembro de 2012 a junho de 2014 este pinheiro desenvolveu muita casca e muita madeira nas raízes expostas. Eu removi todo o arame durante o verão de 2013 e deixei a árvore crescer livremente, sem pensar em cortar as velas ou remover o galho de sacrifício.

Em meados de junho de 2014 a ramificação menor perto da base que eu estiva conduzindo para ser a ramificação final aparentava estar ficando muito vigorosa e os galhos poderiam ficar muito compridos se eu deixasse crescer livre de novo, então era hora de cortar.

June 20th 2014, before any work.
 Junho de 2014  antes de qualquer trabalho.
 

June 2014 before work, the base of the trunk showing good bark and mostly-fused roots.
Junho 2014 antes do trabalho, a base do tronco apresenta uma boa casca e principalmente raízes fundidas.
A primeira coisa a retirar é o grande galho de sacrifício, neste caso já existe bastante folhagem na parte de baixo para permitir que seja completamente removido.
 

Sawing the sacrifice branch off.   I'll leave a stub that will be reduced later.
Serrando o galho de sacrifício. Vou deixar um toco que será reduzido posteriormente.
 

Sacrifice disconnected and floating inexplicably.
Galho de sacrifício separado e flutuando inexplicavelmente.
 

Decandled except for one strong bud on the new top.   I'll let it grow for a few years to even out the taper between the large base and the new top trunk section.
Poda do crescimento primaveril exceto por um broto forte no novo ápice. Vou deixar crescer por alguns anos para melhorar a conicidade entre a larga base e a nova seção superior do tronco.


The base after pruning and decandling.
A base após a poda e o corte do crescimento primaveril. O galho maior à esquerda será aramado para baixo para ser o galho principal, espero que desapareçam as cicatrizes do arame que estava no último verão e o galho maior à direita provavelmente será reduzido ainda mais para direcionar o fluxo visual para a esquerda. Por enquanto é só.

Nenhum comentário:

Postar um comentário