Kings Bonsai

QUE TIPO DE BONSAÍSTA VOCÊ É?



Após anos nessa jornada de praticante dessa arte chamada Bonsai. Com vários erros, alguns acertos. Algumas paradas e infelizmente com várias mortes de plantas no currículo. Após decidir recomeçar praticamente do zero novamente com o intuito de fazer o que eu considero ser a melhor opção para o tipo de bonsaísta que pretendo ser, considerando que pretendo cultivar preferencialmente tamanhos médios e grandes. Após vários anos participando de fóruns, sites de bonsai, acompanhando trabalhos no Brasil e muita coisa lá de fora, principalmente da Europa e Estados Unidos. Enfim após tudo isso acabei formando uma idéia geral e identificando vários tipos de bonsaístas que são comuns em todos os países e até alguns típicos do Brasil. Isto que vou expor agora não é nenhuma crítica ou demérito, apenas uma constatação e uma opinião pessoal que alguns podem concordar totalmente, outros parcialmente e outros tantos podem discordar totalmente. Não importa, é somente para fins de reflexão e ajudar a quem está começando ou até mesmo quem já tem um tempo na arte a pensar e ver se está em alguma dessas categorias, se vai permanecer na mesma, se quer retroceder ou se quer avançar. Boa leitura!!!

LEIGO

Leigo é aquela pessoa que nem pode ser chamada de bonsaísta porque não possui conhecimento   suficiente nem para manter vivo um bonsai ou pré bonsai por um período prolongado, já que cultivar um bonsai é muito diferente de cultivar outras plantas no chão ou até mesmo em vasos. Os leigos se dividem em algumas categorias segundo a minha imaginação..kkk:

Leigo Leigo - É aquela pessoa que teve o primeiro contato com o mundo do bonsai e acabou adquirindo ou ganhando um bonsai formado, um pré bonsai, um mausai de supermercado. Também pode ter arrumado uma planta com o objetivo de ser um bonsai em um Garden, no jardim de casa, de um amigo, etc. Normalmente esse primeiro contato acontece meio que por acaso, uma passada na seção de flores do supermercado ou de um Garden, uma exposição em uma feira de arte japonesa, uma matéria na TV, etc. No meu caso foi em uma exposição de orquídeas que eu fui visitar e tinha uma banca na área destinada a vendas das orquídeas. Como essa pessoa não possui conhecimento nenhum e deseja manter a planta viva começa a procurar fonte de informações. Atualmente isso fatalmente passa pela internet. A pessoa entra em um grupo do Face, posta uma foto da sua planta que na maioria das vezes ( tipo uns 90%) é uma simples muda sem qualidade alguma, somente uma foto de longe, sem mostrar muita coisa e manda logo a típica pergunta na maior inocência, sem maldade alguma "O que eu preciso fazer para transformar essa planta em um bonsai?". Logo vem um caminhão de informações que acabam confundindo ainda mais a pessoa ou simplesmente a típica resposta "planta no chão e espera uns 5 anos até engrossar e poder fazer a drástica". Em ambas as situações é um balde de água fria e a pessoa descobre que ser bonsaísta não é tão fácil assim, que precisa ter muito conhecimento e paciência. Aí começa a saga e as tomadas de decisões que vão determinar o tipo de bonsaista que a pessoa será...

Leigo Desistente - Percebe que vai tomar mais tempo e esforço do que ele está disposto a dispor e desiste logo, dá a planta para alguém ou vai deixando de lado, largada até que um dia percebe que morreu...

Novato Preguiçoso - É aquela pessoa que vê a dificuldade, o tanto de trabalho que vai ter, decide que não vale a pena tanto esforço, mas como a planta já está em um vasinho bonitinho de bonsai deixa ela lá e vai cultivando de qualquer jeito, pelo menos serve para mostrar para os amigos que a visitam e que também não entendem nada de bonsai e vão achar muito bonita.Usa uma tesoura de costura da esposa ou de jardinagem mesmo e vai podando de vez em quando em formato de bolinha...

Novato Motivado - Entende a dificuldade inicial, o tanto que vai precisar se dedicar, o tempo que vai ser necessário para chegar a um resultado inicial, enfim todas as dificuldades, mas já foi contaminado pelo vírus e não tem mais volta..kkk...

Novato Ostentação - é aquela pessoa que não conhece praticamente nada ou até conhece alguma coisa, mas não quer ter o trabalho de formar um bonsai partindo de um material bruto e transformando em algo realmente bom. Geralmente é uma pessoa com uma condição financeira boa que compra plantas já em estágios avançados ou bonsais "prontos". Posta logo uma foto no Face exibindo a planta como se ele fosse o artista responsável pelo trabalho executado. Paga para bonsaistas já experientes trabalhar as sua plantas e depois posta também as fotos na internet, sem os devidos créditos a quem executou o procedimento, dando a impressão que é mérito dele..kkk...

Bonsaísta de Apartamento - Esse está restrito ás condições do local onde mora. Pode ter muito conhecimento, mas nem sempre é possível extrair o melhor da planta devido às condições adversas. Não pode ter bonsais de tamanhos maiores e espécies que necessitam de pleno sol. Exceção feita ás pessoas que moram em coberturas claro, que podem ter condições melhores até mesmo de pessoas que moram em casas térreas, mas que não tem muito espaço ensolarado.

Bonsaísta Brasileiro Legítimo - Essa é aquela pessoa que sabe o que é o certo a fazer, sabe o tempo que demora, enfim sabe de tudo na teoria, mas não consegue esperar e tem o mesmo problema do Novato Ostentação, ou seja, tem a necessidade de mostrar a sua planta para os outros, ser reconhecido como bonsaísta, enfim, predomínio do ego. Essa pessoa pega uma planta e quer logo formar uma copa bonita, vistosa, mas por baixo daquela estrutura tem um monte de defeitos que deveriam ter sido corrigidos, mas o que conta é a aparência externa...basta tirar as fotos do angulo correto de modo a a ocultar esses defeitos.

Bonsaísta Naturalista - Aqui cabe a divisão em duas categorias. Uma categoria é daqueles que conhecem mais ou menos e também fazem bonsai mais ou menos e quando questionados sobre um galho mal localizado, uma conicidade invertida,etc saem logo com essa história que seguem um estilo mais naturalista. Na segunda categoria estão aqueles que conhecem todas as técnicas de cor e salteado, mas decidem seguir realmente uma linha mais naturalista sem se importar de quebrar algumas normas seguidas por quem pratica o bonsai mais tradicional, é uma opção e ponto..não tem certo, nem errado nesse segundo caso.

Bonsaíta Focado - é aquela pessoa do começo que viu todas as dificuldades e decidiu encarar. Decidiu que se outras pessoas conseguem fazer ela também pode. Está no caminho certo ou já é um bonsaísta com plantas realmente boas. Esses são uma pequeníssima minoria 5% (estimativa da minha cabeça, sem base científica alguma).

A grande maioria, cerca de 95% (estimativa da minha cabeça, sem base científica alguma), está dividido nas categorias diferentes do Bonsaísta Focado, isso não quer dizer que o bonsaista focado está certo e os demais errados, não...é apenas uma questão de escolha. Cada um faz a sua de acordo com a sua opção, simples assim.

Essas são apenas algumas categorias, existem muitas outras, mas vou parar por aqui para o texto não ficar muito longo e cansativo.

Abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário