Kings Bonsai

BONSAI - DICAS DOS TIPOS DE PLANTAS IDEAIS PARA INICIANTES

Texto traduzido e publicado com autorização do autor Eric Schrader, a postagem original (em inglês) no blog BSSF e pode ser acessada através do link abaixo:
http://www.bssf.org/articles-and-stories/beginners-perspective/

Embora eu tenha pensado nesse assunto durante um certo tempo, é difícil escrever sobre o que constitui material ruim para bonsai. Principalmente porque eu não quero ofender ninguém, ou pior, afastar algum gênio da descoberta de um maravilhoso tipo de planta ideal para bonsai. Esta é certamente uma questão de “a beleza está nos olhos de quem vê” mais do que uma questão de um palito fincado na areia. Mesmo assim, a biologia vegetal determina que existem certas espécies de plantas que não podem se tornar algo que se pareça com uma árvore, e  a estética dita quando uma planta de uma determinada espécie praticamente não pode ser usada para fins de bonsai.

Eu tenho quase cem plantas no meu quintal de espécies adequadas para bonsai que estão em vários estágios de formação. Eu comecei muitos destes a partir de sementes, o que significa que muitos  ainda são muito jovens para serem trabalhados, eles estão em desenvolvimento. Outros são procentes de retirada do chão, mas muito recentemente, então eles precisam esperar para serem trabalhados também. Alguns foram comprados em uma condição que os torna adequados para o trabalho de estilização, estes são os que eu mais presto atenção. Mesmo entre essas ultimas plantas, tenho algumas que as pessoas me disseram para não perder meu tempo, mas ainda me pego mexendo com elas. Então, como saber a diferença entre algo que merece atenção e algo que precisa ser deixado crescer livre por alguns anos? Eu não tenho a resposta definitiva para essa pergunta, mas aqui estão meus 2 % de contribuição para ajudar nessa dúvida.

Primeiro: Uma árvore ou arbusto que é muito jovem, tem um tronco fino e muito poucos galhos devem ser deixados para crescer. Pessoas experientes que coletam árvores na natureza o fazem porque o material coletado esteve crescendo em sua “vaso” por muitos anos, ao contrário do iniciante que retira plantas se critério para estilizá-lo de imediato. Isso não significa que tem que ser grande, só que tem que ter idade suficiente para ter algum caráter para trabalhar. Ao permitir que seu material jovem permaneça crescendo por alguns anos, ele pode rapidamente ganhar muito caráter. Sujeite essas plantas jovens a alguns "desastres" para ver o que elas acabarão se tornando em condições menos que ideais. Até mesmo o material em desenvolvimento pode ser trabalhado de tempos em tempos: estimule o crescimento próximo à base da árvore enquanto corta os galhos superiores para que a planta não fique muito alta para ser usada para fins de bonsai. Em pinheiros, por exemplo, se você simplesmente deixá-los crescer eles vão ficar muito altos e sem galhos na parte inferior para ser usado, por isso são utilizados galhos de sacrifício para engrossar o tronco, mas tem que manter outros galhos menores na parte inferior para que você tenha algo para trabalhar quando o material tiver alcançado o calibre desejado. Esse tipo de trabalho é feito apenas muito ocasionalmente, não semanalmente ou mensalmente, como no material que está sendo refinado. Iniciantes, em particular, geralmente começam com material muito jovem. Algumas das minhas primeiras tentativas foram com mudas com menos de dois anos, eu aprendi rapidamente que essas mudas são novas demais para serem estilizadas.

Segundo: O material comprado na maioria das lojas ou em quiosques de shoppings ou em home centers aparenta, infelizmente, estar em pior estado do que o material que nunca foi trabalhado. Em outros casos, a pessoa que trabalhou inicialmente o material morreu e a planta foi deixada de lado por alguns anos antes de ser doada, vendida ou leiloada. Muitas vezes, esse material está em grave declínio e, embora aparente ter galhos para trabalhar, não é saudável o suficiente para ser estilizado. Tirá-lo de seu recipiente normalmente já saturado, reduzir as raízes, plantá-la em um recipiente grande e deixá-lo recuperar a sua força por alguns anos. Com alguma sorte, depois de alguns anos ele terá ainda mais caráter e potencial do que antes de ser negligenciada, e você pode estilizá-lo para mostrar seu potencial novamente. Infelizmente, outra condição comum de material comprado é que ainda é muito jovem, mesma característica do parágrafo anterior, e foi colocado em um vaso de bonsai. Retire-o do vaso, coloque-o em um vaso grande ou no chão e trate-o como acima.

Terceiro: Existe material por aí que simplesmente não tem muita perspectiva de se tornar um bonsai decente. Eu tenho material assim, é o mais difícil de reconhecer, você pensa consigo mesmo, "talvez se eu simplesmente deixar crescer por um ano ou dois, algumas possibilidades surgirão". Eu trabalho com este material não na esperança de que se torne uma obra-prima, mas como um sacrifício necessário para o aprendizado. Por exemplo, se eu tenho dois pinheiros negros e um deles é bonito demais para testes sem a certeza de que dará certo, mas o outro é tão ruim que eu não me importo de perdê-lo, então obviamente eu posso aprender com o último em uma tentativa de melhorar minhas habilidades antes de trabalhar o melhor.

Por fim: Existem muitas plantas por aí que simplesmente não podem ser tratadas da maneira como tratamos material para bonsai. Muitos deles são ótimos para jardineiros, mas não para iniciantes de bonsai. Você pode mantê-los, se quiser, mas para usá-los como plantas de acompanhamento ou para jardim, não tente fazê-los parecer pequenas árvores.

Sendo eu mesmo um relativamente principiante, não posso ser chamado de autoridade em nada, mas apenas isso, e como uma autoridade em ser relativamente um principiante, e particularmente se estivesse começando agora gostaria que as pessoas fossem, com maior frequência, diretas comigo. Não se preocupe, não vou fica magoado, apenas me diga que o que estou tentando fazer não é prático,  ao fazer isso, você estará me ajudando muito mais do que se você tentar fazer algo dar certo para mim e isso não tenha funcionado para centenas de pessoas anteriormente (deixe essas coisas para os especialistas). Se você me disser que meu material não é adequado em sua forma atual ou de qualquer forma, você vai me ajudar a entender melhor como criar e cuidar de um bonsai.

A verdadeira lição de tudo isso é que, embora algo possa ser rotulado como um bonsai, talvez não seja, ou mesmo que uma planta pareça boa com todas as suas belas flores, pode não ser adequada para bonsai. Use o espaço que você tem para plantas adequadas para o seu novo hobby e não o desperdice com material que não é adequado. Se você não quer que seu bonsai seja grande, não pense que você precisa começar com um material pequeno. Comece com algo grande e vá reduzindo até alcançar o tamanho ideal, é isso que é nossa arte. Minha primeira árvore é um Acer japonês, tinha mais de um metro de altura quando eu comecei, plantado em uma lata de 20 litros. Está agora abaixo de 30 centímetros e em um pote oval de 75 centímetros. Se você quer começar com algo pequeno, não se apresse, deixe crescer por alguns anos antes de começar a estilizá-lo. Durante este tempo, você aumentará seu conhecimento para que, quando a árvore estiver pronta, você também esteja. Juntos, aí sim, o material e você irão alcança o seu maior potencial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário