Parte 3 de uma série de 11 posts com dicas para iniciantes, acesse as postagens anteriores para conferir todas as dicas.
TEXTO TRADUZIDO E POSTADO COM AUTORIZAÇÃO DO AUTOR.
Link para postagem original:https://bonsaitonight.com/2016/12/09/evaluate-water-needs/
*informações complementares em azul de minha autoria que considerei importante para enriquecer a matéria.
Uma vez que você se certificou que uma determinada espécie pode ser cultivada na região onde você mora e você encontrou um ponto bem localizado no jardim ou qualquer outro local de cultivo apropriado para o seu desenvolvimento,o próximo passo é determinar a quantidade de água necessária para cada espécie.
Em um nível básico,determinar a quantidade de água necessária é simples. Escave no solo até onde as raízes estão crescendo e veja se o solo está úmido ou seco.Se está seco a planta precisa de água.Se o solo está úmido, você pode aguardar um pouco mais antes de molhar.
Regar corretamente, contudo, pode ser complicado e não há guias publicados que irão falar pra você exatamente quando e com que frequência regar os seus bonsai no seu local de cultivo porque as condições podem ser completamente diferentes dependendo da espécie cultivada e o clima que você vive.
Algumas pesquisas podem ser úteis pelo fato de algumas espécies apreciarem mais água que outras. Consultar fontes online como o Wikipedia, guias de jardinagem ou livros podem ser bons locais para começar. Melhor ainda, consulte produtores locais ou Grupos de bonsai e solicite conselhos sobre regas baseado nas experiências locais deles.
Se você decidir perguntar para alguém de um Grupo de bonsai ou postar uma questão em um fórum esteja preparado para dar alguns detalhes. Ao invés de perguntar" Com que frequência eu devo regar o meu Acer?" tente algo mais específico como "Com que frequência eu devo regar um jovem e saudável Acer Japonês cultivado em areia e solo inorgânico plantado em um vaso oval de tamanho X mantido em pleno sol?".
Uma vez que você esteja munido com algumas informações das necessidades de água de uma dada espécie, guarde isso na sua memória para quando você estiver segurando um regador ou molhando as suas plantas e possa decidir se regar determinada planta vai ajudar ou prejudicá-la naquele momento.
Como o tópico de rega é grande aqui vai uma lista de dicas e truques para ajudar.
Dicas de Regas em geral
- Regar bonsai que está seco ou murchando - O solo dos bonsais nunca deveriam estar completamente seco, mesmo quando replantado. As pequenas raízes responsáveis por captar e levar a água até o xilema morrem quando solo fica muito seco - melhor regar quando o solo está levemente úmido.
- É impossível dar água em excesso a uma planta durante uma única rega - Não há necessidade de se preocupar se você está deixando a mangueira ou regador durante muito tempo sobre uma determinada planta porque o excesso de água irá ser drenado pelos furos do fundo vaso. O problema mais comum é regar muito frequentemente,manter o solo muito úmido pode estressar a planta e eventualmente matar o bonsai.
Regando abundantemente um Pinheiro |
- Não é necessário regar mergulhando o vaso em um tanque ou vasilha - mas deixar o vaso de uma planta com uma drenagem muito ruim mergulhada em um tanque é um bom método de assegurar que a água vai penetrar na massa de raízes.
- Aprenda a distinguir visualmente substrato seco e úmido - Alguns substratos tem a mesma aparência tanto seco como úmido, enquanto outros tem mais brilho quando estão secos. Quando um dos componentes do solo tem uma diferença na aparência entre seco e úmido, observar esse componente pode ser um bom método de saber se a planta precisa de água só dando uma olhada por cima.
Substrato seco e substrato molhado |
À Esquerda - Solo seco com mistura de akadama, pumice and lava – Mesma mistura úmida - à direita |
- Em geral, é bom molhar as folhas quando regar o seu bonsai - isto pode retirar poeira e insetos alojados. Proceda com cuidado se fungos são um problema na sua área. Nesse caso pode ser uma boa prática molhar pela manhã,mas não à noite porque a maiorias das folhagens são menos propensas a secar à noite em climas úmidos.
Atenda à necessidade de cada planta
- As plantas no seu local de cultivo não necessariamente secam todas ao mesmo tempo. Mesmo se elas tem o mesmo tamanho,idade e são plantadas vasos e substratos similares,plantas tem necessidades individuais e podem secar em taxas muito diferentes.Não se preocupe em deixar de regar algumas plantas que estão úmidas na próxima rega.
- Plantas caducas geralmente requerem muito mais água que as coníferas.
- Plantas doentes geralmente necessitam de menos água que plantas saudáveis. Plantas doentes, geralmente se beneficiam de regas menos frequentes.
- Plantas cultivadas em substratos com grãos maiores secam mais rápido que plantas cultivadas em misturas de solos com grãos menores.
- O Substrato de plantas com bastante raízes secam mais rápido do que o de plantas com uma quantidade menor de raízes cultivadas em um vaso de mesmo tamanho.
Plantas que o substrato seca muito rápido ou lentamente
- Se o substrato do vaso drena a água muito lentamente, considere a troca do substrato por outro com melhor drenagem.
- Se o substrato tende a permanecer muito úmido - ou chuvas constantes são um problema em determinada região - tente levantar um dos lados do vaso com um calço de madeira. Isto irá aumentar a quantidade de ar no vaso e ajuda o solo a secar mais rápido.
- Se o substrato seca muito rápido,pode ser devido a necessidade de replantar. Enquanto não chega a época correta,tente colocar a planta em um local com menos sol,use um sombrite ou cubra a superfície do solo com uma camada sphagnum. Colocar o vaso em uma vasilha com água e areia pode ajudar a manter a planta com umidade suficiente até a troca do substrato.
Informações Complementares:
- Quando o autor do texto fala em escavar o solo é para usar um palito desses de churrasco ou algo semelhante e fazer somente uma pequena abertura para a verificação visual, não é para escavar o solo a ponto de causar algum dano às raízes.
- Algumas pessoas usam palitos de bambu ou de madeira para verificar a umidade do solo. Isso funciona se o palito ficar no solo por tempo suficiente para que possa absorver a umidade do solo,caso contrário vai dar a falsa impressão de que o solo está seco. O contrário também ocorre,se colocar o mesmo palito utilizado em uma planta com solo úmido em outra que está com solo seco pode se ter a falsa impressão de que o solo está úmido. Se a pessoa optar por esse método é necessário deixar um palito em cada vaso sem estar fincado no vaso, se tiver dúvida da necessidade ou não de regar então deve se fincar o palito no solo e aguardar uma meia hora para que o palito possa absorver a água do substrato ou não (caso esteja seco).
- É necessário também tomar cuidado com plantas que possuem uma camada superficial de outro substrato para fins de estética ou até mesmo para manter a umidade do solo. Nesses casos é sempre bom ter uma parte do vaso sem essa camada para que se possa visualizar como está o substrato abaixo dessa camada.
- Por ultimo: Não caia nessa lenda de que são necessários cerca de 3 anos para se aprender a regar corretamente. Eu acredito que os mestres japoneses usavam essa "desculpa" para evitar que os seus alunos inventassem de mexer nas suas plantas valiosíssimas logo de cara,então falavam que eles primeiro deveriam aprender a regar e isso ia demorar cerca de 3 anos. Nesse meio tempo os alunos usavam o tempo disponível entre as regas para observar o que os mestres faziam,quando passavam para a prática já tinham muita informação teórica e visual para usar. Com muito menos riscos para as plantas, além do que venhamos e convenhamos que é muito melhor aramar,podar,transplantar,fazer jin,shari,etc.do que ficar apenas regando centenas de plantas 2 ou até mesmo 3 vezes por dia no calor..kkk
- Abraços
Nenhum comentário:
Postar um comentário