Kings Bonsai

YAMADORI DE LOURO (Laurus Nobilis)

 Coleta

No dia 29/07 eu retirei do solo este Louro (Laurus Nobilis). Não sei quantos anos ele tem porque ele já estava plantado em um terreno há cerca de 5 anos e de onde foi retirado agora, mas pela espessura do tronco e pela casca extremamente rugosa acredito que tenha acima de 20 anos tranquilamente. Como se trata de uma planta grande,mais de 3 metros,eu fiz a sangria das raízes antes da coleta.
A sangria é um procedimento de cavar e fazer uma valeta no solo em torno do tronco da planta, o torrão de terra que ficará deve ter um diâmetro um pouco maior do que o que se pretende deixar no momento da retirada definitiva da planta do solo.A profundidade desta valeta deve ser também um pouco mais profunda do que a profundidade final no momento da coleta. O objetivo deste procedimento é cortar todas as raízes que estejam fora desse diâmetro interno. Com a perda dessas raízes a planta é estimulada a produzir novas raízes finas dentro do perímetro que ficou intacto ao redor do tronco. Como o objetivo é estimular o crescimento de novas raízes o ideal é sempre fazer isso pelo menos uns 3 meses antes para que a planta tenha tempo tempo necessário para isso, de preferência no outono para retirada no fim do inverno, início da primavera (época mais indicada para yamadory). Se no momento da realização da sangria for possível identificar que a planta possui muito poucas raízes pode ser realizada a sangria em etapas, ou seja, faz-se somente em uma metade e deixa a outra intacta. Depois que houver a produção de raízes nessa metade é feito o procedimento na outra metade. A coleta provavelmente terá que ser realizada somente no ano seguinte para ser mais segura. Uma outra dica para este tipo de situação (poucas raízes) é fazer a vala mais larga, se aproximando um pouco mais do tronco da planta e colocar um substrato que favoreça a formação de raízes (areia grossa, pedrisco ou até mesmo substrato próprio para bonsai). No caso deste Louro foi o contrário, ele tinha bastante raízes e inclusive bastante raízes finas, o que favorece em muito a sua recuperação.
Planta já tombada no solo,antes da poda radical.

Foi cortado logo acima deste primeiro galho da esquerda na foto.


Torrão que ainda foi reduzido antes de ser devidamente protegido para o transporte

Abaixo a planta já em casa, essa garrafa de refrigerante de 2 litros dá uma idéia da espessura do tronco.A foto não mostra, mas o torrão foi envolvido com um saco de juta (aqueles sacos de pano de trama marrom) e amarrado firmemente para não se desfazer e provocar danos às raízes durante o transporte do local de coleta para o local onde será cultivado. Depois amarrei outro saco plástico por cima para proteger ainda mais e principalmente para não sujar o porta malas do carro.

Parte de baixo do tronco

Shari Natural

Excelente redução do tronco logo acima da parte inferior.

Detalhe das flores
Apenas reduzi um pouco mais o torrão para caber em uma caixa plástica (60C x 40L x 23A cm) devidamente forrada internamente com sacos plásticos furados para que a água das regas possa escoar e ao mesmo tempo a terra não saia pelos furos da caixa. Completei o restante com a própria terra do torrão e mais um pouco que eu havia trazido do local da coleta. Dei uma podada nas pontas dos galhos também com o objetivo de reduzir a massa foliar e reduzir a perda de água pela transpiração. Sempre que possível é bom fazer uma pulverização com água nas folhas e tronco para manter a umidade durante as primeiras 2 semanas. Cuidado para não deixar o solo encharcado porque isso não favorece o desenvolvimento e formação de novas raízes.
Altura atual de 1.3m sem considerar a altura do vaso

Detalhe da base, ainda há um pouco mais enterrado a ser descoberto com o tempo
Vou deixar ela se recuperar para poder aramar e dar forma a futura estrutura da planta. Obviamente que esse único galho que provavelmente será responsável pela formação de toda a estrutura da planta não ficará reto como está e nem tão comprido. Deverá mudar drasticamente. Digo provavelmente porque não conheço o comportamento da planta e não sei se vai brotar em outros locais mais abaixo, se isso ocorrer devo mudar os meus planos e isso seria muito melhor, mas por enquanto só resta aguardar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário