Kings Bonsai

SCHEFFLERA - EVOLUÇÃO




Este post é de uma schefflera resgatada de um terreno aqui perto de casa. A planta foi jogada fora e era uma moita com uma largura praticamente 2/3 maior do que é atualmente,  Essa é uma espécie pouco apreciada como bonsai, mas como a planta estava jogada fora e tinha algumas raízes aéreas que achei interessante resolvi investir no seu cultivo. Vai ser um post com mais fotos do que propriamente texto.

O resgate ocorreu em Abril/13 e a planta foi colocada direto em um vaso de bonsai porque eu não tinha interesse que ela crescesse mais e por ser uma espécie extremamente resistente. Não corria nenhum risco para que fosse necessário colocar em um vaso maior para a recuperação.
Abril/13 - Pouco tempo depois de resgatada.

O vaso retangular foi quebrado por acidente em jan/14 e tive que fazer o transplante para um vaso improvisado que mantive até 2017.
Jan/14
Não me agradava a raiz em forma de arco no lado direito, por isso acabei cortando o tronco logo abaixo dela. Todo o crescimento foi sempre reduzido, à medida que os brotos se alongavam eram sempre reduzidos ao primeiro par de folhas.
Cobri também uma boa parte das raízes de modo a aumentar a umidade para estimular o aparecimento de raízes aéreas.
Frente - Abril/15


 Traseira - Abril/15



Utilizei canudos de refrigerante com um pouco de substrato dentro para acelerar o crescimento das raízes e também para poder direcionar elas para o local desejado.
Primeiras raízes aéreas após o salvamento - Set/15

O processo foi repetido por mais de uma dezena de vezes até este ano. Vou explicar o processo detalhado para conseguir raízes aéreas em outro post.


14/08/17 - antes da troca de vaso.


Quantidade de raízes após a retirada do vaso e da terra


Tronco reto a ser retirado


Tronco reto eliminado, as raízes aéreas devem suprir de nutrientes a parte de cima da planta. O excesso será eliminado posteriormente


Raiz grossa cruzando na diagonal a ser eliminada também


Raiz eliminada


Parte do tronco e raízes eliminada de modo a se conseguir plantar no novo vaso


Mesmo local após a retirada do excesso com alicate de corte.


O tronco rachou parcialmente ao se forçar o encaixe no vaso, amarrarei com arame até que haja a cicatrização

Como o vaso é orgânico e possui como se fossem 2 patamares a planta foi posicionada inclinada para a esquerda no vaso para dar a impressão que sofreu algum tipo de deslocamento do solo e que esse deslocamento foi o responsável pela inclinação da planta.

Frente - após plantada no novo vaso

  
Traseira após a poda de alguns galhos


Detalhe das raízes e um tipo de gramínea que coloquei para impedir que a terra saia do vaso no momento da rega, com o tempo deverá cobrir a superfície quase toda. 

Abril/13
Frente - Resultado final após a poda

Por enquanto é só, agora é aguardar que a planta se recupere, fazer o acerto dos locais podados, manter o regime de crescimento e podas para formar a copa e as ramificações. Para algo encontrado na rua eu estou ficando satisfeito com o resultado.












Nenhum comentário:

Postar um comentário