Kings Bonsai

BONSAI - PLANEJAMENTO A LONGO PRAZO

A Long-Term Plan  
Texto traduzido e publicado com autorização do autor Eric Schrader , a postagem original no site BSSF pode ser acessada através do link abaixo:

A maior parte do que a BSSF faz como organização é promover o desenvolvimento e a aprendizagem de praticantes de bonsai. Bonsai é um empreendimento de longo prazo que requer persistência e paciência.
Como deve ser o planejamento de cultivo e estilização de um bonsai a longo prazo e como você o cria a fim de prever o futuro desenvolvimento de uma árvore? O planejamento de longo prazo não é novo no cultivo de bonsai, mas bons métodos de documentação para planejamento de longo prazo não tem prevalecido nos últimos tempos. Uma das coisas mais interessantes que o frequentemente citado John Naka fez durante sua célebre carreira como professor de bonsai foi esboçar o futuro que ele via nas plantas que os alunos trouxeram para os encontros e aulas. Estes esboços algumas vezes ainda aparecem como uma obra de arte emoldurada posicionada ao lado de uma bonsai em exposição que parece significativamente diferente, mas é obviamente a mesma árvore muitos anos depois.
An old juniper at the 2014 REBS show with a sketch from long ago created by John Naka.   While it's possible to predict the near term and even a few years out, many trees will change greatly over the course of decades of bonsai care.
Um velho junípero na Exposição REBS de 2014 com um esboço feito há muito tempo por John Naka. Embora seja possível prever o desenvolvimento a curto prazo e até mesmo alguns anos à frente, muitas árvores vão mudar muito ao longo de algumas décadas de cultivo como bonsai.

Muitos bons professores de bonsai vão dar uma olhada em uma planta e imediatamente elaborar um planejamento sólido para o futuro dela em suas mentes, mas conseguir transmitir esse planejamento a um aluno é algo que pode ser trabalhoso e difícil sem as ferramentas certas. A ideia de esboçar o futuro de uma árvore é uma boa maneira de transmitir muitas das mudanças que serão realizadas. Combinar o esboço do projeto com um planejamento passo-a-passo sobre como realizar grandes mudanças pode levar a um bom entendimento entre o instrutor e o aluno sobre como o material pode ser transformado em um bonsai de qualidade.

Aqui está um exemplo de planejamento para vários anos à frente. Envolve o uso de técnicas de Estilização Primária como o poda drástica e também usa técnicas de Estilização Secundária como o crescimento estrutural e o refinamento da ramificação para criar a estrutura inexistente no momento atual. Antes de iniciar qualquer estilização de uma árvore avalie a saúde da mesma. A primeira coisa que você normalmente precisa fazer em uma planta cultivada em viveiro é replantá-la para começar a formar as raízes da forma correta e melhorar a saúde. Quando a planta estiver saudável pode começar a estilização.

A photograph of a young piece of Kishu juniper nursery stock and a simplified sketch representing the trunk line and major branching.    Subtracting out all the distracting surrounding can give clarity about what trunk line might be most suitable to your taste or the best style for the future if the tree.   This tree has about a 1" trunk and could eventually be styled to be a good shohin given the right planning.
Uma foto de uma pequena muda de Junípero de viveiro e um esboço simplificado representando a sua linha do tronco e as principais ramificações. A subtração de todos as ramificações ao redor que causam distração pode clarear qual linha de tronco pode ser mais adequada ao seu gosto ou o melhor estilo para o futuro da planta. Esta planta tem um tronco de aproximadamente 2,5cm e poderia eventualmente ser estilizado para ser um bom shohin se realizado o planejamento correto.

Subtractive styling - two of the major branches have been eliminated and jins have been created.   Additionally, some bark sections are removed to begin to create some more age in the tree.Estilização Primária - dois dos principais galhos foram eliminados e foram criados jins. Além disso, algumas seções de casca foram removidas para começar a adicionar uma aparência de idade avançada na planta.

Após a primeira sessão de estilização esta árvore ficará com muito pouca folhagem. O corte é necessário para induzir novas ramificações no tronco porque os pequenos ramos morreram. Há gemas adormecidas na base de cada um desses ramos que começarão a crescer se você cortar as brotações longas. O plano deve incluir um período prolongado de crescimento com sol, água e adubação para devolver a planta à saúde ideal antes que mais trabalhos sejam realizados. Uma vez que os brotos estejam crescendo e a planta tenha substituído parte da folhagem perdida você pode reduzir ainda mais o último galho grande para encorajar ainda mais o crescimento na parte de baixo.

Additive styling - once the old long and large branches are removed, typically small sprouts will appear on the trunk.   Letting these grow will give you the material you need to create a branch structure.   In this sketch the branching is represented without foliage for clarity.   The process of growing the branching on a very small tree may only take a couple years.
Estilização Secundária - uma vez que os antigos galhos grossos e grandes são removidos, geralmente brotos pequenos aparecerão no tronco. Deixá-los crescer dará a você o material necessário para criar uma estrutura de ramificação. Neste esboço, a ramificação é representada sem folhagem para maior clareza. O processo de crescimento da ramificação em um pequeno Junípero pode levar apenas alguns anos.

A possible future for this tree.   After removing some bark, and getting the sprouts to grow from the trunk you can create branch pads and a crown to compliment the trunk.   Since the trunk is only 1" or so, the tree will only be 5-6" in height.
Um possível futuro para esta árvore. Após remover algumas partes da casca e conseguir os brotos para crescer a partir do tronco você pode criar patamares de ramificação e uma copa para complementar o tronco. Como o tronco tem apenas 2,5 cm aproximadamente a árvore terá apenas cerca de 12~15 cm de altura.

Como em qualquer planejamento este é apenas um dos possíveis futuros para a árvore. É algo para usar como um referência conforme a árvore cresce o planejamento pode ser adaptado para aproveitar as novas condições.
Ao estilizar suas plantas tente fazer um planejamento para o que você quer que a planta pareça daqui a alguns anos. Depois trabalhe com o que você tem para alcançar esse objetivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário