Texto traduzido e publicado com autorização do autor Eric Schrader , a
postagem original no site Phutu pode ser acessada através do link abaixo:
Essa pode ser uma razão para que muitas pessoas interessadas em bonsai não tenham interesse em cultivar bonsai procedente de Gardens. Um dos meus objetivos no bonsai é cultivar um bonsai desde a sua fase inicial até a sua maturidade e ver que eu posso fazer isso. Meu lote original de pinheiros negros tem se diversificado há algum tempo em termos de progresso, enquanto
algumas plantas estão se aproximando do que considero um bonsai, outras
ainda estão na fase de desenvolvimento da estrutura primária. Bonsais
menores são mais rápidas de cultivar porque são necessários menos anos
para engrossar o tronco até conseguir um bom diâmetro proporcional à altura da planta. As plantas que precisam de mais tempo para alcançar o ponto desejado são as destinadas à bonsais de tamanho médio ou grande.
Considerações práticas também devem ser levadas em conta. Para o cultivo no solo, como o realizado por Chris Kirk, o galho de sacrifício pode ser deixado crescer bastante alto porque é improvável que a árvore se enfraqueça. Em vez de remover o líder central, você pode reduzir os galhos laterais. Para o cultivo em vasos é impraticável permitir que o galho de sacrifício continue a crescer e a crescer, eventualmente a planta tombará mesmo com uma brisa suave. Para o meu lote de Pinheiros Negros de 2006 eu já havia removido o crescimento líder central uma vez, em 2011 fiquei tão frustrado com todos eles tombando com os ventos que eu cortei todos eles. Isso atrasa a produção de madeira (engrossamento do tronco), mas aumenta o vigor dos ramos menores que são mais importantes.
Abaixo está uma foto que mostra como é possível vários anos permitir que o galho de sacrifício cresça por vários anos ao remover a ramificação lateral. Isso otimiza o equilíbrio entre o engrossamento e entrada de luz para os galhos menores abaixo? Há tantas maneiras de cultivar uma árvore quanto há árvores, mas esse parece ser um método que dá bons resultados.
Chris Kirk fala sobre o uso de galhos de sacrifício para engrossar os troncos.
Em alguns casos, é melhor remover o líder central, especialmente se houver mais de um broto muito forte. No caso da planta abaixo, eu permiti que ela crescesse sem redução por alguns anos e o resultado foi que a ramificação mais baixa ficou muito fraca para realizar o corte da brotação primaveril. Sem esse corte (mekiri), a ramificação eventualmente se tornará muito longa para ser usada no bonsai. Antes que isso aconteça é preciso remover o galho de sacrifício para reduzir a inibição do hormônio e encorajar o desenvolvimento da ramificação mais baixa.
Usando uma serra, removi aproximadamente 75% da ramificação superior.
Você precisa de um galho de sacrifício para criar a madeira que dará à sua planta uma boa proporção. Mas você também precisa controlar a planta para garantir que ela não saia fora do seu planejamento. Reduzi essas plantas antes da estação de crescimento para aproveitar tanto a produção de madeira decorrente do crescimento primaveril quanto para permitir que as plantas respondessem aos cortes antes do final da temporada de crescimento.
Se um galho de sacrifício não for gerenciado corretamente ele se tornará a árvore ao invés da ferramenta que forma a árvore.
Nenhum comentário:
Postar um comentário