Kings Bonsai

SERISSAS DE ESTACAS - CONDUÇÃO INICIAL

Depois de algum tempo de bagagem cultivando bonsai é normal direcionarmos os nossos esforços para trabalhar plantas tenham um bom potencial, yamadoris, pré bonsais escolhidos a dedo, enfim, já aprendemos o que pode ter futuro ou não. O fato de querermos sempre trabalhar com este tipo de plantas não implica no fato de termos sempre bons materiais à nossa disposição, seja por meio de produtores especializados, seja por yamadori e principalmente porque materiais de qualidade custam caro, merecidamente por sinal tendo em vista todo o trabalho necessário para isso. Por esse motivo e pensando sempre em ter plantas para trabalhar em todos os níveis de evolução, acabo sempre fazendo mudas de estacas das plantas que trabalho. As mudas abaixo foram plantadas em vasos coletivos em 2016 após a poda da planta matriz e replantadas agora em março/18. São muito novas ainda, mas procuro trabalhar já nessa fase por serem mais maleáveis e suscetíveis à torção. Se o trabalho não for realizado nessa fase inicial quando as mudas são apenas "plantas pequenas" com muito pouca qualidade, no futuro teremos apenas "plantas maiores" com muito pouca qualidade. Com muito muito esforço é possível reposicionar e curvar alguns galhos mais grossos, mas mesmo assim, não se obtém o mesmo efeito das plantas estilizadas enquanto estão na fase inicial.

Vaso coletivo onde estavam as 3 plantas abaixo que foram separadas em março/18.

 Muda 1- Junho/18 - Antes da primeira estilização

 Após a primeira estilização - provável frente. Foram abaixados os 2 galhos iniciais e dado uma curvatura na parte superior do tronco.

 Vista traseira

  Muda 2 - Junho/18 - Antes da primeira estilização

Após a primeira estilização. Todo o tronco foi torcido de forma que os galhos ficassem na posição desejada. O galho da esquerda era na frente da planta. Os demais foram posicionados de modo que tenha galhos em todas as direções. O tronco também foi levemente curvado. O canudo vermelho é para imobilizar o galho que foi quebrado durante o procedimento, ele estava plantado na parte de trás do vaso e foi replantado na parte da frente.

 Muda 3 - Junho/18 - Antes da primeira estilização

 Após a primeira estilização. Os dois troncos foram curvados e direcionados para ficarem mais distantes um do outro para que os galhos internos possam se desenvolver sem que se cruzem internamente.

Vista superior.

Como eu disse no inicio, é apenas uma primeira condução, muitas outras serão necessárias. Não me preocupei com  o comprimento dos galhos porque o meu objetivo é que as plantas cresçam e se desenvolvam o mais rápido possível, o trabalho de controle do crescimento dos galhos vai ser realizado no momento adequado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário