Texto traduzido e publicado com autorização do autor Francisco Fournies, infelizmente a
postagem original em espanhol no site Ruta Bonsai Não pode mais ser acessada porque o site deixou de existir:
O Fósforo e o Bonsai
Na continuação da nossa série de artigos que falam sobre os 3 principais nutrientes e sua interação com as plantas falaremos sobre o Fósforo (P), elemento químico especialmente importante na floração. Vamos falar sobre suas funções e quando aplicá-lo, com foco no cultivo de bonsai.

O fósforo (P) é um mineral muito abundante na terra, encontrado naturalmente em solos tanto orgânicos (ligados à matéria orgânica) quanto nos inorgânicos (ligado a outros elementos como alumínio, cálcio, ferro e magnésio). O P é extraído de jazidas, onde é encontrado junto com outros materiais formando conglomerados chamados fosfatos naturais. Esses fosfatos são extraídos e posteriormente submetidos a vários processos industriais, transformando-os em superfosfatos, base da maioria dos fertilizantes que contêm P e que são usados na agricultura. Outra maneira de obter P é coletar as fezes das aves, elas têm um alto teor de P, sendo normalmente obtidas das guaneras marinhas (locais onde vivem grandes colônias de aves marinhas, foto abaixo), como do sul do Peru ou do norte do Chile, usando este fertilizante como uma excelente fonte de P.

No solo há constantes transformações do fósforo (P) entre suas formas orgânicas e inorgânicas, de modo que estas formas de P no solo estão intimamente relacionadas entre si, uma vez que o fósforo inorgânico é utilizados pelos microorganismos e planta, já o fósforo orgânico (o P que faz parte das células, fosfolipídios e ácidos nucléicos dos organismos mortos) ao reager com os demais elementos presentes no solo reabastece o fósforo inorgânico presente no solo, isso gera um ciclo constante de P no solo. A maneira pela qual o P é absorvido pelas plantas é geralmente na forma de íons de fosfato (P2O5).
O P e as Plantas

Como mencionamos anteriormente, as plantas absorvem fósforo quase exclusivamente na forma inorgânica sob a forma de P2O5, que é dissolvida no solo. As raízes absorvem essa solução do solo, onde estão as moléculas de fósforo, a partir daí elas se movem para chegar ao Xilema, onde é transportado para o resto da planta, principalmente para as folhas. Deve-se notar que P é muito pouco móvel no solo, por isso é muito fácil que haja uma deficiência de P para uma planta localizada em um local em condições que afetam a capacidade de absorção das raízes. Temperaturas baixas ou excesso de água, podem inibir a absorção de P, gerando deficiências no metabolismo das plantas.
Diferente do solo, o P é um elemento muito móvel dentro da planta, geralmente está presente nas células meristemáticas, com um metabolismo muito ativo. Isso faz com que, em condições de deficiência, o P seja deslocado para as folhas jovens, gerando com isso os sintomas de deficiência em folhas velhas, onde uma coloração marrom pode aparecer.
O P e o Bonsai
Como vemos, o P é um nutriente muito importante para qualquer planta, pois é fundamental em muitos processos internos, por isso não podemos negligenciar a sua presença e devemos regularmente fertilizar nosso bonsai com P, com isso sempre os manteremos fortes e vigorosos. Não vamos esquecer que a capacidade do Bonsai de lidar com pragas e doenças é diretamente proporcional à sua saúde, quanto mais saudável, mais resistente a pragas e doenças. Uma boa nutrição se reflete em um bom cultivo do nosso bonsai, se for bem adubado, podemos aplicar todas as nossas técnicas sem correr maiores riscos.
Se ficou claro que devemos adubar com fertilizantes contendo P todos os nossos bonsais, devemos adubar com uma proporção maior de P todos os nossos bonsai que florescem e dão frutos. Isso ocorre porque o uso de P durante os períodos de floração e frutificação é muito maior do que quando a árvore está apenas em um processo de crescimento vegetativo. Portanto, é vital que nós forneçamos boas quantidades de P para os nossos bonsai que têm floração e frutificação abundante, como as azaleias,glicínias, primaveras, macieiras, jabuticabeiras, árvores frutíferas em geral,etc. A falta de P não só afeta a floração, mas também enfraquece o nosso bonsai, impedindo-o de acumular as reservas, extremamente necessárias para sobreviver ao inverno e brotar fortemente na primavera seguinte.
Aplicaremos P no início da primavera, quando nossos bonsai estiverem em floração e frutificação, com isso manteremos uma floração e frutificação mais abundantes sem que nosso bonsai enfraqueça. No início da primavera aplicaremos doses superiores a 15% de P e manteremos essa dosagem até o final da primavera,diminuiremos a dosagem no verão e então durante o outono aplicamos altas doses de P novamente, a fim de aumentar a resistência dos tecidos às geadas de inverno ( em locais onde elas podem ocorrer).
Bem, espero que com este artigo você entenda um pouco mais sobre a importância do P no nosso bonsai, que é importante que ele seja aplicado para ter um bonsai saudável e bonito. Lembre-se que para ter uma floração bonita, devemos aplicar P.
*OBS: Toda e qualquer adubação deve ser feita em plantas e bonsais saudáveis. Nunca se deve adubar plantas doentes ou recém transplantadas.
Confira também:
https://reisbonsai.blogspot.com/2019/08/fisiologia-no-bonsai-nitrogenio.html
Antes de pensar em adubação veja se o seu local, condições de cultivo e os tipo de plantas podem lhe proporcionar momentos de satisfação:
https://reisbonsai.blogspot.com/2017/05/como-identificar-o-ambiente-apropriado.html
https://reisbonsai.blogspot.com/2017/07/como-identificar-um-bom-material-para.html
Informações mais detalhadas relacionadas a adubação podem ser acessadas através dos links abaixo:
https://reisbonsai.blogspot.com/2017/08/como-adubar-um-bonsai.html
https://reisbonsai.blogspot.com/2018/01/como-alimentar-o-seu-bonsai.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário