Kings Bonsai

EQUILIBRIO VEGETATIVO / REPRODUTIVO NO CULTIVO DO BONSAI

 Matéria traduzida e publicada com autorização do autor Sergio Martinez, o texto original pode ser acessado através do link abaixo:
 http://cartagenabonsai.blogspot.com.br/2014/09/equilibrio-generativovegetativo-en-el.html

Raramente nós paramos e perguntamos o porquê das coisas. No mundo dos bonsais nos esforçamos para aramar, podar, trabalhar madeira sempre buscando o avanço de nossas árvores no plano estético, mas nunca seremos capazes de alcançar o pleno sucesso se não partirmos de árvores corretamente cultivadas.

Existem vários artigos que tratam desse aspecto e nesse post quero deixar claro alguns conceitos, muitos deles óbvios por si só, mas que passam desapercebidos e não lhes damos a importância que merecem.

No mundo da produção agrícola (horticultura e fruticultura) atribui-se grande importância ao vigor do cultivo e à posterior coleta da safra. O sucesso é alcançado graças a um equilíbrio correto entre duas fases, a vegetativa e a reprodutiva. Nos bonsais, claro, não estamos interessados na produção em grande escala de frutos, mas, como você verá, podemos tirar proveito de conceitos interessantes para nós.

 

Fase vegetativa:


  • É fase na qual predominam o crescimento de raízes, brotos, folhas e engrossamento do tronco;
  • Tem uma alta demanda por nitrogênio;
  • Entrenós longos e folhas grandes;
  • Nesta fase os bonsais estão em processo de aumento da massa de madeira, recuperação ou desenvolvimento de raízes, formação de parte aérea ou recuperação de estresse;



Fase Reprodutiva:

  • Nessa fase a planta concentra a maioria dos esforços na produção de flores e frutos;
  • Aumento na demanda de potássio e fósforo;
  • Entrenós curtos e folhas menores;
  • O crescimento diminui;
  • Nesta fase os bonsais estão em processo de ramificação avançado (a partir da ramificação terciária) e em fase de manutenção.
      

    A fase reprodutiva não deve nos interessar somente pelo fato de produzir frutos. É um estado de maturidade ao qual o nosso bonsai chegará e no qual conseguiremos entrenós mais curtos, ramificação cada vez mais fina e folhas menores. Uma maior produção de flores e frutos é algo que sem dúvida está vinculado a esse estado de maturidade.Mas deve ficar claro que esse estado não é alcançado pela simples passagem do tempo. Podemos modificar esse estado a qualquer momento de acordo com as necessidades que buscamos para nossas árvores. Para isso podemos usar vários artifícios, o que se deve buscar com esses artifícios é o equilíbrio fisiológico ideal entre o crescimento vegetativo e o reprodutivo.

    Adubação


    Um adubo rico em nitrogênio favorece o crescimento vegetativo. Se o potássio predomina, o estado reprodutivo é favorecido. Levando em conta isso, na Primavera devemos aumentar o nitrogênio e no Outono devemos aumentar o potássio. No Outono ocorre o armazenamento de nutrientes para que a planta entre em estado de dormência no inverno e possa despertar na Primavera com energia suficiente para iniciar um novo ciclo. Nessa fase ocorre também a diferenciação das células das gemas, se a adubação for composta por uma quantidade maior de potássio favorece a formação de gemas de flores que irão gerar também os frutos dependendo da espécie, a formação de frutos depende também da fecundação dos óvulos das flores.

    Substrato


    Altas taxas de aeração e drenagem favorecem o forte crescimento radicular com raízes vigorosas que serão acompanhadas por um grande crescimento da parte aérea. Se quisermos controlar esse crescimento para os bonsais já "finalizados" devemos usar um substrato com partículas de tamanhos um pouco menores para reduzir o forte crescimento das raízes. Se desenvolverão raízes mais finas que estarão em equilíbrio com brotações também igualmente mais finas.

    Tamanho do vaso


    Este item dispensa muitas explicações. Quanto mais substrato mais crescimento de raízes, .... (idem acima).

    Irrigação


    Quanto mais cedo começarmos a regar pela manhã mais a fase vegetativa é induzida. Se, em vez disso, fazemos "sofrer" o bonsai atrasando as irrigações ao máximo fomentará o aspecto reprodutivo. Isso ocorre porque durante o dia a planta tem os seus picos de absorção de água o que ocorre em maior intensidade antes da metade do dia e após a metade do dia, isso também está relacionado com a intensidade da luz. Se regamos pela manhã a planta aproveita todo o período gerando maior crescimento, o contrário induz a planta a acionar o seu "mecanismo sobrevivência da espécie" com a produção de flores e frutos.

    Intensidade da luz

    Uma alta taxa radiação solar (exposição ao pleno sol) induz a fase reprodutiva. Plantas mantidas na sombra, por outro lado, induz o crescimento vegetativo na busca por mais luz, em consequência, entrenós longos e folhas grandes.

    Stress

    Tal como acontece com a rega, qualquer tipo de estresse, vento, baixa umidade ambiental ... provoca uma resposta reprodutiva pelo acionamento do "mecanismo de sobrevivência da espécie".



    Temperatura


    Quando a diferença entre o dia e a noite é baixa o crescimento tende a ser mais vegetativo. À medida que a diferença de temperatura entre o dia e a noite aumenta favorece a floração e a frutificação (fase reprodutiva).

    Umidade ambiental


    Alta umidade relativa (mais de 70%) favorece a fase de crescimento vegetativo enquanto que a baixa induz o reprodutivo.

    Poda e pinçagem


     

    A poda dos brotos, pinçagem e a desfolha diminui o crescimento e favorece a fase reprodutiva.

    Como pode ser observado, ao ler os pontos acima, a transição de um estado de crescimento vigoroso para um estado reprodutivo com produção de flores e frutos não é mais do que uma estratégia de sobrevivência para as plantas. Em situações de estresse a planta detecta que sua morte pode vir em breve, então elas procuram gerar a sua descendência (sementes) o mais rápido possível para elas germinem logo que as condições de estresse desapareçam. Devemos aprender com o comportamento dos nossos bonsais e aproveitar esta capacidade de adaptação às alterações das condições para fazer o cultivo correto de nossas árvores de acordo com a fase em que elas se encontram.
    Se as nossas plantas estão em fase de desenvolvimento para a formação da estrutura não devemos nos preocupar e nem seria desejável ter a fase reprodutiva porque a produção de flores e frutos demandam energia e essa energia deve ser direcionada para a fase vegetativa para alcançarmos o nosso objetivo no momento que é o aumento da massa lenhosa e consequente engrossamento do tronco e formação dos galhos primários. Quando atingirmos esse primeiro objetivo, aí sim, o próximo passo seria a ramificação, folhas menores, produção de flores e frutos. Características estas da fase reprodutiva ou de uma planta já madura.






    Nenhum comentário:

    Postar um comentário